Grupo Mamulengo de Cheiroso estréia no projeto Palco Giratório
Entretenimento 14/03/2013 11h51Após o anúncio da sua participação em um dos maiores projetos itinerantes de teatro do país, o Palco Giratório, do Sesc, o grupo de teatro Mamulengo de Cheiroso se prepara para as dezenas de apresentações que iniciam no dia 8 de abril. A primeira parada da trupe será na cidade de Fortaleza, no Ceará.
A 16º edição do projeto Palco Giratório será lançada no dia 14 de março, em São Paulo, e contará com a presença de alguns grupos que farão parte do projeto durante todo o ano. De acordo com Augusto Barreto, diretor artístico do grupo, as expectativas para o início da turnê são muitas.
“No passado, fizemos grandes turnês pelo país e até pela América Latina, afinal, somos um grupo com 35 anos de história. Porém, o que nos deixa mais ansiosos é o que público desta temporada será outro. O mundo é outro. Por isso estamos curiosos para ver a reação desse novo público que irá nos prestigiar pelo país a fora”, completa.
Entre os estados que serão palco do grupo sergipano estão Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito santos, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Cuiabá, Roraima, entre outros. “É uma turnê longa que começa em 8 de abril e termina em 11 de outubro”, frisa Augusto Barreto.
O espetáculo que será apresentado pela trupe será ‘A Viúva Alucinada’, do mestre e mamulengueiro pernambucano Januário Oliveira. “O espetáculo conta a história de uma viúva que, tendo perdido seu marido, está com dificuldade para criar seus três filhos”, explica o diretor artístico.
O enredo se desenvolve no momento em que a viúva recorre ao compadre cheiroso, que promete ajudá-la, com interesse de conquistá-la. Nesse contexto, surgem vários pretendentes, entre eles o diabo, que no decorrer da trama leva a viúva e o filho para o inferno. Cheiroso enfrenta o diabo, vence a batalha e traz de volta os dois. Toda a dramaturgia é floreada com muita música, dança e sátiras do nosso cotidiano.
Sobre o Palco Giratório
O projeto Palco Giratório já está consolidado no cenário cultural brasileiro e leva 25 espetáculos e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades - muitas delas de forma simultânea, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país.
Uma das novidades desta edição é a inclusão no circuito nacional da modalidade cênica Intervenção Urbana. A companhia "Coletivo Construções Compartilhadas" realizará a performance Pingos e Pigmentos no evento de abertura, seguida da apresentação da peça Amor Confesso, no Sesc Belenzinho.
Outra novidade desta edição é a inauguração do Circuito Especial - um circuito paralelo ao principal que percorre 11 estados. A cada ano, um grande mestre das artes cênicas será escolhido para seguir o percurso com seu espetáculo. Desta vez o homenageado será Ilo Krugli, do Teatro Vento Forte - grupo quadragenário e com destacada importância no âmbito do teatro infantil. A edição 2013 chama atenção também por contar com cinco monólogos. Entre eles, "O Filho Eterno" (RJ) que ganhou o prêmio Shell de melhor ator em 2011.
Além das apresentações principais e do Circuito Especial, o evento conta com atividades paralelas como o Pensamento Giratório, espaço no qual são discutidos estudos culturais com a comunidade, as Aldeias, mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com grupos integrantes do circuito para troca de idéias.
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins