Começa o Festival Sergipano de Micrometragens
Entretenimento 18/08/2011 16h31Foi aberta na noite da última quarta-feira (17) a primeira edição do tr3s.minutos, Festival Sergipano de Micrometragens. O evento, que é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), tem o objetivo de fomentar a produção audiovisual, fidelizar o público e profissionalizar realizadores através da produção de filmes com duração curtíssima, entre 30 segundos e 3 minutos.
Representando Waldoilson Leite, o coordenador de Patrimônio Cultural da Funcaju, Geraldo Krauss, aproveitou a oportunidade para demonstrar o interesse que a instituição tem em continuar apoiando eventos de fomento ao audiovisual em Sergipe. "Durante a realização do Festival, a Funcaju pretende sentar com seus organizadores para pensar em possibilidades de um trabalho em conjunto, o qual venha a contribuir, inclusive, para a realização de futuras edições do evento", anuncia o coordenador de Patrimônio Cultural da fundação.
Nesta primeira edição do tr3s.minutos, foram inscritos 97 vídeos, sendo 55% deles produzidos em Sergipe. Dos 10 vídeos finalistas, cinco são de produtores sergipanos. "Esses números são a evidência de o quanto a produção audiovisual no estado tem crescido e se profissionalizado. E, sem dúvida, grande parte desse sucesso deve ser creditado ao Núcleo de Produção Digital, que através da oferta gratuita de cursos e uma séria de outras atividades, além de manter o cenário audiovisual aracajuano sempre movimentado, tem exercido um papel importantíssimo para a transmissão do conhecimento técnico envolvido na produção cinematográfica", elogia Krauss.
Programação
Após a abertura oficial, que aconteceu no Campus Aracaju do IFS, foram realizadas ainda uma mostra competitiva com os vídeos finalistas e um show da banda sergipana Elisa. A programação completa do festival conta com palestras, oficina online, debates e exibições em espaços públicos. No encerramento, que acontece às 20h do próximo sábado, 20, também no IFS, serão anunciados os três melhores micrometragens.
Para o primeiro colocado, o prêmio é uma câmera profissional de vídeo Sony HD 1000, que tem capacidade para gravação de imagens em alta definição. Veja a relação dos dez finalistas, a programação oficial e outras informações no site do tr3s.minutos.
Participações
Compondo a mesa na solenidade de abertura, estiveram Ruth Sales, pró- reitora de Pesquisa e Extensão do instituto Federal de Sergipe (IFS); Raquel Leite, gerente de Cultura do Serviço Social do Comércio Sergipe (SESC-SE); Luciano Correia, superintendente da Fundação Aperipê; Marcelo Rangel, secretário adjunto de Estado da Cultura; e Ana Ângela, professora representante do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenadora do Cine Mais UFS.
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins
Braileiros acreditam na possibilidade de que a artista concorra a uma estatueta no próximo ano
A influenciadora Virginia Fonseca revelou que come 10 ovos no café da manhã