Sergipe sediará debates nacionais sobre modernização da gestão fiscal
Evento contará com participação de mais de cem representantes dos fiscos estaduais Economia | Por Agência Sergipe 21/02/2024 08h20Entre os dias 6 e 8 de março, Sergipe será palco nacional de debates sobre a modernização da gestão fiscal brasileira, investimentos públicos e o uso de novas tecnologias nas ações de combate à sonegação de impostos
Pela segunda vez, o estado sediará uma reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), comitê que reúne representantes das Secretarias de Estado da Fazenda, do Ministério da Fazenda e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O evento será realizado no Vidam Hotel, em Aracaju, e contará com a participação de mais de cem técnicos de todo o país. Além dos debates, os representantes dos fiscos terão a oportunidade de trocar experiências sobre as ações desenvolvidas nos estados e em âmbito federal para melhorar a eficiência na administração das receitas e despesas dos governos.
O primeiro dia contará com uma programação dedicada ao uso da tecnologia nos procedimentos de fiscalização de tributos. Já no segundo dia, 7 de março, às 9h, será realizada a abertura oficial, além de debates sobre o cenário fiscal dos estados, gestão dos investimentos públicos e sustentabilidade fiscal e reforma tributária.
Já no terceiro dia, a programação contará com apresentações das ações dos programas financiados pelo BID e de experiências desenvolvidas pelos estados para gestão de tributos e orçamentária.
“É uma oportunidade para discutirmos estratégias de cooperação e integração entre as fazendas públicas e aprimorar nossas práticas de gestão fiscal. Temos implementado diversas ações aqui em Sergipe para otimizar o uso dos recursos públicos e vamos ter a chance também de compartilhar essas ideias com os demais estados”, explica a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila.
A Cogef
A Comissão de Gestão Fazendária (Cogef) foi criada no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e tem por objetivo coordenar e harmonizar os aspectos técnicos dos programas de especialização do gerenciamento das questões fiscais do país. Além disso, ela promove e articula o desenvolvimento de ações de cooperação e integração entre os fiscos, com o compartilhamento de soluções e produtos, o intercâmbio de experiências e a gestão do conhecimento.
É a segunda vez que Sergipe sedia uma reunião da Cogef. O outro encontro promovido no estado foi em agosto de 2014