Seminário da Citricultura Sergipana acontece em Boquim
Economia 24/07/2014 12h16Um dos mais tradicionais polos de produção de citros do Nordeste, a cidade de Boquim, no Sul Sergipano, sedia, no dia 30 de julho, a segunda edição do Seminário da Citricultura Sergipana. O evento é promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) em parceria com diversas instituições de desenvolvimento agropecuário, ensino e pesquisa no estado.
O objetivo principal do seminário é fortalecer a citricultura sergipana pela integração e atualização técnica dos pesquisadores, citricultores, empresas, instituições e demais atores envolvidos com a cadeia citrícola em Sergipe. O evento visa também levantar demandas para o direcionamento da programação de pesquisa com técnicos, pesquisadores e produtores.
Paralelamente ao seminário, acontece o Encontro da Comissão Estadual de Sementes e Mudas (CESM-SE). Os eventos serão realizados no Auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) em Boquim, das 8h às 18 horas.
A programação envolve palestras de pesquisadores e agentes públicos sobre vários temas relacionados à citricultura, além de grupos de trabalho para levantar, de forma participativa, demandas de soluções tecnológicas para o setor em Sergipe.
Participam do seminário pesquisadores, técnicos e extensionistas articulados por meio da Rede de Pesquisa em Citricultura Sergipana (Recitros). São esperados cerca de 40 participantes previamente convidados.
Além da Emdagro, são parceiros a Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Tiradentes (UNIT); Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec-SE) e a Superintendência Federal da Agricultura em Sergipe.
Mais informações pelo telefone (79) 4009-1316 ou através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br.
Confira a programação completa
8h-8h30 - Inscrição
8h30-9h - Abertura - Carlos Alberto Torres - Coordenador Regional de Boquim
9h-10h - Rede de Pesquisa em Citricultura Sergipana - Palestrante: Carlos Roberto Martins - Embrapa
10h-10h40 - Normas para Produção de mudas cítricas: Nova Legislação - Palestrante: André Barreto - Superintendência Federal de Agricultura de Sergipe-SFA
10h-11h - Intervalo
11h-11h40 - Ameaças e Ações de Defesa Fitossanitária em Sergipe - Palestrante: Maria Aparecida Andrade Nascimento - EMDAGRO
11h40-12h20 - Desafios da pesquisa da Citricultura da Bahia e Sergipe - Palestrante: Joelito de Oliveira Rezende - Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
12h30-14h - Intervalo (Almoço)
14h-14h20 - Metodologia de trabalho da Prospecção de Demandas da Pesquisa para Citricultura Sergipana - Palestrante: Deise M. A. Galvão - Embrapa
14h20-15h50 - Grupos de trabalho da Prospecção de Demandas da Pesquisa para Citricultura Sergipana
• Grupo 1: Adenir Vieira Teodoro e Maria Nogueira
• Grupo 2: Neusa Stahlschmidt Lima e Eliane Cavalcanti
• Grupo 3: Ana Veruska e Odelsia
15h50-16h - Intervalo
16h-17h - Debate e Compatibilização dos Desafios Temáticos em Citricultura - Coordenação Embrapa/Emdagro
17h-18h - Debate e Encerramento
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro