'Programa Acredita pode ter impactos significativos em Sergipe', diz economista
Sérgio Santana explica iniciativa para viabilizar crédito e renegociação de dívidas Economia | Por F5 News 12/10/2024 15h00Aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o Projeto de Lei do Programa Acredita foi sancionado pelo presidente Lula na quinta-feira (10). O Acredita, inicialmente instituído como medida provisória em abril deste ano, visa oferecer crédito com taxas de juros menores para os microempreendedores, além de renegociação de dívidas e empréstimo para empresas que faturam até R$ 360 mil.
O F5 News conversou com o economista sergipano Sérgio Roberto Santos de Santana, que entende essa iniciativa como uma forma de impulsionar o empreendedorismo, promover inovação e fomentar a geração de empregos no estado. “Em Sergipe, esse programa pode ter impactos significativos em diferentes setores econômicos, especialmente se estiver alinhado com as particularidades regionais”, disse ao portal.
Dentre esses impactos, ele cita o fomento ao empreendedorismo inovador, à agricultura e à indústria, a geração de empregos e qualificação, além da possibilidade de parcerias com iniciativas locais. As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) são as que mais crescem em Sergipe, como mostrou F5 News recentemente.
Sérgio Santana encara a proposta com boas perspectivas. “Mostrar a combinação entre o Programa Acredita e políticas locais pode alavancar setores da economia, fomentando meios estratégicos para melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento sustentável de Sergipe, aumentando sua competitividade no cenário nacional e a renda das famílias”, disse o economista ao F5 News.