Petroleiros demitidos fazem mobilização
Sindipetro briga na justiça em favor de seus direitos e exigem a volta dos trabalhadores Economia 19/07/2011 15h31Por Fernanda Araújo
O Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas (Sindipetro – AL/SE) realizou na manhã desta terça, (19), uma manifestação em frente à sede da Petrobrás, na rua Acre. O ato público foi um efeito das demissões e punições aplicadas pela empresa aos petroleiros de Sergipe.
Segundo a assessoria do Sindipetro, os petroleiros exigem o cancelamento de todas as demissões e punições realizadas pela Petrobrás. A assessoria Jurídica do sindicato, na pessoa de Raquel Souza, busca na Justiça reverter às demissões sem justa causa. Ao todo, em Sergipe, quatro funcionários foram demitidos.
O assessor de comunicação do sindicato, Roberto Aguiar, disse a reportagem do F5 News que o desligamento da empresa é injusto para os petroleiros que estão na empresa há anos e, por isso, farão atos públicos até o problema ser resolvido.
Como lembrou o assessor, foi posto recentemente no site do Sindipetro, o falecimento do petroleiro Gilson Xavier dos Anjos, que morreu após receber o comunicado de demissão da Petrobrás. Após isso, em memória do companheiro de trabalho, os petroleiros moveram-se em favor de seus direitos.
Ainda no site, o diretor da organização sindical, Toeta, afirma que os gerentes indicam pessoas para serem demitidas, alegando que são improdutivas e estão possuindo a vaga de novos funcionários.
Roberto Aguiar acredita que as demissões são injustas, ferem a constituição e os direitos dos trabalhadores.
As reivindicações não param por aí. Segundo o assessor, na cidade de Carmópolis, os operários reclamam melhorias nas condições dos veículos utilizados para o transporte dos funcionários e na questão da alimentação.
Uma reunião com o gerente da empresa em Carmópolis que ficou responsável em analisar o cancelamento das punições está agendada para o dia (10) de agosto.
A próxima ação pública dos petroleiros de Sergipe está prevista para a próxima semana.
Pagamento mensal de benefício segue calendário oficial
Em um vídeo, ele divulga opções de lazer, culinária e arte em Aracaju e São Cristóvão
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 681,22
Mais de 45% das empreendedoras afirmam que foram auxiliadas pelo Sebrae Sergipe no início do negócio
Maior variação foi para engenheiro de sistemas em computação