Especialista comenta o crescimento de 2,1% no comércio de Sergipe
No acumulado de 2023, o crescimento foi de 2,1% em comparação com o ano anterior Economia | Por Gabriel Ribeiro 19/02/2024 16h46 - Atualizado em 19/02/2024 17h02O comércio varejista ampliado em Sergipe registrou um aumento de 1,5% nas vendas em dezembro de 2023 em comparação com o mês anterior, novembro, segundo dados ajustados sazonalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a dezembro de 2022, houve um acréscimo de 7,7%, o que mostra um crescimento nas atividades comerciais totais.
O ano de 2023 apresentou crescimento de 2,1% em comparação com o ano anterior. As vendas e a receita nominal do comércio varejista ampliado incluem as atividades do varejo restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.
Em relação à receita nominal do comércio ampliado, que contempla o saldo entre todos os recursos angariados pelas empresas, após a dedução das despesas, houve um aumento de 1,5% em comparação com o mês anterior, novembro de 2023, nos dados ajustados. Comparando com dezembro de 2022, foi observado um crescimento de 8,4%, e no acumulado do ano a elevação foi de 4,3%.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, foi ouvido por F5 News e comentou o resultado. “O ano de 2023 foi bom para o comércio, teve um crescimento considerável de mais de 2%, o que é um dado importante, diante do cenário econômico local. A estabilidade econômica, os mais de 13 mil empregos gerados, colocando consumidores novos no mercado e as ações de foco no desenvolvimento da economia deram esse resultado importante para Sergipe, com um crescimento acima da média nacional no varejo ampliado”, disse.
Varejo Restrito
As vendas do comércio restrito aumentaram 1,8% em comparação com o mês anterior, novembro de 2023, nos dados ajustados sazonalmente. A receita nominal do comércio restrito teve crescimento de 1,3% na mesma comparação. Comparando com dezembro de 2022, as vendas do comércio restrito elevaram 0,3%, enquanto a receita nominal cresceu 2,5%.
No acumulado de 2023 em comparação com o ano anterior, as vendas do comércio restrito também apresentaram crescimento, de 1,9%, e a receita nominal aumentou 3,3%, o que é um bom resultado para Sergipe, na visão do economista e colunista do F5 News Marcio Rocha.
“Nós tivemos um crescimento menor que o nacional, tanto nos recursos finais apurados pelas empresas, quanto nas vendas, no que diz respeito ao varejo restrito. No ampliado, crescemos mais que o volume nacional, o que é um resultado importante. Devemos considerar que representamos apenas 0,6% da atividade comercial no país e que temos uma influência grande do comércio eletrônico para pequenas mercadorias, que estão deixando de ser compradas no varejo físico, e estão com o consumidor comprando online. Mesmo assim, crescemos, e esse dado é o mais importante”, disse Rocha ao portal.