Confira dicas para evitar golpes e furtos durantes festas de carnaval
Febraban emitiu um alerta para que os foliões estejam atentos a essa possibilidade Economia | Por F5 News 10/02/2024 12h56Com a chegada do carnaval, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta para que os foliões estejam atentos e adotem medidas de segurança para evitar golpes e furtos, especialmente em meio à aglomeração de pessoas e à distração com os festejos.
Segundo a Febraban, dois cuidados básicos devem ser priorizados pelos foliões: proteger e guardar bem o telefone celular e o cartão de débito e crédito.
É comum que criminosos se aproveitem da aglomeração para furtar celulares e também para aplicar golpes relacionados a pagamentos com cartão.
Um dos crimes citados pela Federação é o chamado "golpe da maquininha", onde golpistas que se passam por vendedores, observam quando o cliente digita a senha na maquininha e, em seguida, trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha em mãos, realizam compras utilizando os dados do cliente.
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, recomenda que o cliente preste atenção para garantir que o campo da senha na maquininha mostre apenas asteriscos, além de não aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado.
Também é importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.
Além disso, a Febraban ressalta que, em caso de roubo ou furto de celulares, os criminosos podem ter acesso a informações pessoais armazenadas no dispositivo, incluindo senhas de outros aplicativos e sites, o que pode facilitar tentativas de acesso ao aplicativo do banco.
Abaixo, seguem as dez principais dicas fornecidas pela Febraban para curtir o carnaval em segurança:
1. Proteja seu cartão e celular e não os guarde soltos em bolsos.
2. Revise os limites de seu Pix e cartão antes de sair de casa.
3. Ao comprar algo na rua, insira seu cartão na maquininha e faça o pagamento você mesmo.
4. Certifique-se de que sua senha não está visível para outras pessoas ao redor.
5. Verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante ou confira a transação em seu aplicativo.
6. Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado.
7. Baixe o aplicativo Celular Seguro do Ministério da Justiça.
8. Utilize as ferramentas de segurança oferecidas pela empresa no seu celular.
9. Mantenha uma senha única para acesso ao banco e ative o bloqueio de tela.
10. Em caso de roubo, comunique imediatamente seu banco e registre um boletim de ocorrência.