Até o final deste ano, indústria deve gerar 2 mil empregos em Sergipe
Intalada em Socorro, a japonesa Yazaki fornece para todo o Brasil Economia 01/08/2014 13h11Até o fim deste ano, serão mais de 2 mil empregos gerados em Sergipe pela fábrica Yazaki, que atua no município de Nossa Senhora do Socorro na produção de material elétrico e eletrônico (cabos, chicotes elétricos, entre outros) para indústria automobilística no Brasil. Os números foram divulgados pelos dirigentes da Yazaki na manhã da última quinta-feira, 31, durante a visita do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, acompanhado do secretário-adjunto Carlos Augusto Franco, do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Roberto Bispo, e dos diretores Johélino Magalhães (recursos minerais), João Lima (industrialização) e Elivaldo Silva (administrativo financeiro).
Desde que lançou a pedra fundamental, em março de 2013, com a participação do então governador Marcelo Déda, a Yazaki vem produzindo em grande escala e já investiu mais de R$ 40 milhões. No início da sua produção, em junho de 2013, a fábrica empregava 200 pessoas e previsão inicial, em sua capacidade plena de produção, era de gerar 1.604 postos de trabalho, até 2014. Hoje, este número chega a 1.500 e, até dezembro de 2014, irá ultrapassar os 2 mil empregos diretos, com pouco mais de um ano de funcionamento.
Durante a visita, o secretário Saumíneo destacou a importância da empresa para o estado. “A Yazaki honra Sergipe com a presença dela no estado, principalmente por proporcionar emprego e renda a mais de duas mil famílias sergipanas, além do trabalho social que eles desenvolvem com os funcionários”, disse, lembrando que o papel do Estado não é só conceder incentivos fiscais e/ou locacionais, mas fazer o acompanhamento técnico das demandas e buscar soluções.
Referindo-se ao crescimento significativo da empresa, o gerente de operações nordeste da Yazaki, Reginaldo Camargo, ressaltou a participação do Governo de Sergipe na implantação desta unidade. “Fomos muito bem acolhidos pelo Governo do Estado e, em contra partida, já fizemos mais do que planejamos e queremos fazer mais”, contou. “A planta da fábrica Yazaki em Sergipe é um case de sucesso entre nossos parceiros, o Governo do Estado, construtoras locais, por termos construído uma planta desse tamanho em dez meses”, informou Reginaldo, acrescentando ainda que a proposta da Yazaki é desenvolver o lugar em que estão instalados.
Com uma área de mais de 20.000 m², a empresa foca também no bem estar dos funcionários, promovendo atividades sociais, ginástica laboral, dispondo de refeitório equipado, áreas de jogos e descanso ao ar livre. A fábrica oferece também um espaço composto por uma biblioteca e lan house. Segundo o gerente industrial, Jorge Rodrigues, a intenção da empresa é expandir o atendimento social a comunidade. “Até o final do ano, vamos montar um trabalho voluntariado através de pequenos grupos de funcionários para atender a comunidade”, contou Jorge.
De acordo com a funcionária Ana Cristina Silva, a iniciativa do governo do Estado em atrair novos investimentos para Sergipe, além de abrir portas para o primeiro emprego, qualifica e forma novos profissionais, possibilitando ainda a independência financeira das pessoas. “Esse é o meu primeiro emprego. Eu era uma pessoa que não tinha de onde tirar minha própria independência e agora meu filho não precisa mais depender de ninguém”, disse Ana, concluindo que a empresa levou mudanças para os jovens do município que, na maioria, teve a oportunidade do primeiro emprego.
Yazaki
Fundada no Japão, em 1941, a fábrica Yazaki é líder mundial em pesquisa, desenvolvimento e fornecimento de alimentação do veículo e soluções de dados para aplicações automotivas. Presente na América do Norte, América do Sul, Europa, Austrália e Japão, a fábrica produz chicotes elétricos, produtos de distribuição de energia e controle, conectores, sistemas de informação do motorista, sensores e híbridos e veículos elétricos produtos. Com cerca de 220 mil funcionários em mais de 40 países, a Yazaki é um dos maiores fornecedores mundiais de automóveis de propriedade privada.
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro