"Vigilante Sangue Bom"mobiliza grande doação para o Hemose | F5 News - Sergipe Atualizado

"Vigilante Sangue Bom"mobiliza grande doação para o Hemose
Cotidiano 09/12/2015 10h21


Em uma ação solidária para ajudar a aumentar os estoques de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o Grupo Pinheiro de Empresas, com apoio do Sindicatos das Empresas de Vigilância Privada de Sergipe (Sindesp-SE) realizou a campanha “Vigilante Sangue Bom”, que contou com a participação de mais de 100 profissionais de vigilância em uma grande campanha de doação de sangue para ajudar a abastecer o maio centro de fornecimento de sangue do estado.

 

A ação, coordenada pelo centro de formação de vigilantes O Infante, levou os homens para fazerem a doação voluntária no Hemose no último sábado (05). Os participantes mostraram sua solidariedade fazendo a doação coletiva, na ação que durou toda a manhã. Segundo o presidente do Sindesp, Marco Aurélio Pinheiro, a intenção é fazer o estoque de sangue aumentar nesse período de festas de final de ano, quando há uma necessidade maior de sangue para atender as ocorrências do período, que historicamente, apresenta uma demanda maior por doadores, devido aos acidentes de trânsito que ocorrem nos períodos festivos.

 

“Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Doar sangue é salvar vidas. Ninguém está livre de uma transfusão de sangue. Todos estamos sucintos a isso no nosso cotidiano. Acidentes, cirurgias, tratamentos de saúde implicam na necessidade de sangue. Por isso que viemos doar com nossos colaboradores trazer esse ato de amor e solidariedade com nossos semelhantes”, disse Marco Pinheiro.

 

Cada doação de sangue feita, ajuda pelo menos, quatro pessoas. O sangue doado é reconstituído pelo organismo muito rapidamente e é dividido de modo que possa ser aproveitado da melhor maneira possível. O sangue é aproveitado para retirada de plaquetas, o que ajuda portadores de câncer que fazem quimioterapia. Também ajuda na recuperação de pessoas com anemia, por meio das hemácias, geralmente vítimas de acidentes. O plasma é extraído para poder ajudar pessoas com problemas de coagulação sanguínea, e o crioprecipitado ajuda a tratar pessoas com hemofilia. O sangue doado ajuda a salvar quatro vidas. Ou seja, a doação realizada pelos vigilantes ajudará, pelo menos 400 pessoas em situação de risco por necessidade de sangue.

 

O vigilante José Carlos valorizou a iniciativa que contou com o apoio do Sindesp e lembrou que já teve parentes que precisaram de sangue em momentos de internação hospitalar, o que lhe fez se tornar doador voluntário e incentivador dos colegas na doação coletiva estimulada pelo Grupo Pinheiro. “Já passei problemas com um irmão que sofreu um grave acidente e minha família sentiu o que é precisar de sangue numa hora difícil. Daí, doei para ele e passei a doar três vezes por ano. Quando soube da iniciativa do Vigilante Sangue Bom, não pensei duas vezes, comecei a conversar com meus colegas, para que também fossem doar. A ação foi muito importante e espero que façamos isso mais vezes”, destacou José Carlos.

 

Para a pessoa poder doar sangue é preciso ter idade entre 16 e 68 anos, peso acima de 50 quilos, apresentar documento com foto (no caso de menores de 18 anos, autorização dos responsáveis legais), ter boa saúde e não ter comportamento de risco, além ter se alimentado e dormido bem na noite anterior à doação.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução PF
04/12/2024  11h34 Polícia Federal destrói 546 coletes balísticos vencidos
Foram inutilizadas peças de empresas de vigilância que atuam no estado e do acervo da própria PF
Divulgação PM
04/12/2024  11h25 PM prende mulher transportando 3Kg de maconha na Zona Norte de Aracaju
Prisão aconteceu nesta terça-feira (3) no Bairro Palestina
Lays Millena Rocha/Ascom MPT
04/12/2024  09h50 Parceria entre instituições leva capacitação a Presídio Feminino
Internas vão produzir bolsas e outros utensílios com reaproveitamento de lonas
Igor Matias
04/12/2024  09h39 Confira as 32 vagas de trabalho divulgadas pelo NAT
Atendimento aos interessados acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na sede da Secretaria do Trabalho
Juliana Galvão/Ascom TRF5
04/12/2024  09h26 Caso Genivaldo: 9º dia de julgamento deve ter interrogatório de ex-PRFs
Previsão é de que a decisão do júri seja anunciada nesta sexta-feira (6)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado