Veja os cuidados a serem feitos nos alimentos durante o verão
Vigilância Sanitária de Aracaju indica que o básico já faz toda a diferença Cotidiano 09/01/2025 16h50No período do ano em que as temperaturas aumentam, o desejo de aproveitar uma boa praia evoca nos aracajuanos. Não é difícil encontrar pessoas aproveitando as ondas do litoral e, com isso, se alimentando com pratos variados.
No entanto, a Vigilância Sanitária de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os riscos de consumir determinados alimentos sem o devido cuidado nessa estação, tais como água de coco, queijo coalho assado na brasa e amendoim. Vamos entender o motivo.
De acordo com Laila Garcia, gerente de alimentos da Vigilância Sanitária da capital sergipana, entrevistada pela Agência Aracaju, o mínimo pode fazer a diferença na hora de proteger seus alimentos da contaminação.
“Lavar as mãos antes de manipular alimentos e depois de usar o banheiro é o básico e faz toda a diferença”, afirmou Laia.
Em relação ao consumo de frutos do mar a atenção deve ser redobrada. “Para alimentos perecíveis, como laticínios, carnes e frutos do mar, o ideal é que sejam utilizadas caixas térmicas com gelo. Lembrando que frutos do mar mal cozidos ou crus são os alimentos que mais trazem risco de infecção, então o ideal é evitá-los na praia”, acrescentou à Agência Aracaju.
Outro ponto explicado pela gerente de alimentos é a questão da procedência do gelo adquirido para preservar a comida.
“Evite gelo de origem desconhecida, principalmente quando a bebida não for preparada perto de você. Quando for comprar o gelo, fique atento: ele deve estar armazenado em saco transparente, fechado e com informações de rotulagem”, pontuou Laia Garcia.
Com informações da Agência Aracaju.