Unidade do Corpo de Bombeiros é cercada na Orla de Atalaia
Medida foi adotada para evitar vandalismo e garantir a segurança de pedestres Cotidiano | Por Fernanda Araujo 12/12/2018 12h35 - Atualizado em 12/12/2018 16h53Parte da rótula do canteiro central da avenida Santos Dumont, na Orla de Atalaia, litoral de Aracaju, foi cercada com arames no início do mês de novembro. A cerca foi instalada pelo Corpo de Bombeiros com a intenção de inibir acidentes com pedestres e conter ou minimizar a ação de vândalos nas dependências da Corporação.
A medida foi uma decisão administrativa da Corporação, porém, foi vista com estranheza por alguns frequentadores da orla da capital sergipana. Na rótula, está localizada a unidade do Corpo de Bombeiros onde as viaturas e embarcações ficam estacionadas. A calçada também é utilizada por pedestres para atravessar a via.
Segundo o tenente coronel Hector Monteiro, a providência foi adotada para evitar vandalismo e garantir a segurança de pedestres que atravessam no local e correm risco de atropelamento. No entorno, não existe faixa de pedestre, o que deve ser solicitado pela Corporação.
“Constantemente tínhamos problemas com pedestres que atravessavam para o canteiro por ali, com atropelamentos. Quem faz o retorno com veículo freava bruscamente por causa do pedestre e outro veículo batia. Além de evitar isso, vai dar maior segurança às nossas viaturas e embarcações que já foram danificadas por vândalos”, afirmou o coronel.Segundo a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a área é administrada pelo governo do Estado e não é de responsabilidade do órgão municipal.
F5 News procurou a Secretaria de Comunicação do Estado para saber se a medida teria base legal para ser efetuada, considerando ser um espaço público. A assessoria disse apenas que a Secretaria de Segurança Pública é quem poderia explicar sobre a legislação e procedimentos.
O portal procurou a Secretaria de Segurança, a assessoria informou que o Corpo de Bombeiros tem independência para tomar algumas decisões, o que chamam de atos administrativos, e neste caso específico não é uma decisão que passa pela autorização da SSP.
Novo edital tem o objetivo de suprir déficit de profissionais nos serviços assistenciais
A ação mobiliza equipes especializadas e reforça o policiamento ostensivo para prevenir crimes
Daniele, presa em Aracaju, apresentou cartas e vídeos que detalham agressões e acusações
Abalo teve magnitude leve e foi sentido por moradores de Canhoba (SE)
Durante a ação, cerca de 60 animais, entre cães e gatos, estarão à espera de uma nova vida