UFS anuncia primeiro doutorado internacional na África
Programa terá início ainda este ano na Universidade de Rovuma, em Moçambique Cotidiano | Por F5 News 05/10/2023 14h00A Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou que vai iniciar ainda neste ano seu primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), sendo o primeiro com uma instituição estrangeira. Trata-se de um Dinter em Educação com a Universidade de Rovuma (Unirovuma) em Moçambique, na África.
O Dinter contará com dez docentes da UFS e três da Unirovuma e buscará capacitar os professores e servidores da instituição pública africana.
A ação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFS. Segundo a professora Rosana Givigi, coordenadora do PPGED, esse Dinter “faz parte da política de internacionalização, de solidariedade, e de nucleação do programa. Para o PPGED, essa aprovação consolida um trabalho de muitos anos e representa o crescimento do programa e da UFS”.
Segundo a coordenação do Programa, o Dinter pretende formar até 15 alunos pelos próximos quatro anos, e permitirá fomentar a produção acadêmica e fortalecer linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional. Os módulos do curso serão ministrados de forma presencial.
Criada em 2019, a Universidade de Rovuma (Unirovuma) possui 568 docentes e mais de 16 mil estudantes em 37 cursos. Multicampi, tem presença nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
Com informações da UFS