Sergipe lança programa Pet Saúde com atendimento veterinário gratuito
Com investimento de R$ 5,3 milhões, o estado aposta em castrações, consultas e ações contra o abandono Cotidiano | Por F5 News 30/12/2024 14h08 - Atualizado em 30/12/2024 14h43O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou nesta segunda-feira (30), por meio de suas redes sociais, a criação do programa Pet Saúde, uma iniciativa pioneira que promete transformar a realidade dos animais em situação de vulnerabilidade no estado. Com um orçamento de mais de R$ 5,3 milhões, o programa prevê atendimento veterinário gratuito e cuidados preventivos.
O Pet Saúde oferece uma ampla gama de serviços gratuitos para animais de rua, pertencentes a tutores de baixa renda, ONGs e protetores independentes. Entre as ações previstas estão:
-
Atendimento veterinário gratuito, incluindo consultas, cirurgias e exames;
-
Castrações, promovendo saúde preventiva e contribuindo para a redução da superpopulação animal;
-
Reabilitação de animais em vulnerabilidade, fortalecendo campanhas contra o abandono, como a Dezembro Verde.
O governador destacou que o programa, além de atender os animais diretamente, traz benefícios à saúde pública e ao meio ambiente, ao prevenir zoonoses e fomentar um ambiente mais sustentável e seguro para todos.
Segundo o governador, estima-se que, no próximo ano, cerca de 4 mil atendimentos sejam realizados por meio do Pet Saúde. “O programa vem para dar assistência àqueles animais que estão sob os cuidados de família em situação de vulnerabilidade social. A gente sabe que, hoje, cuidar de um pet é um investimento muito alto e lançamos esse programa para credenciar as clínicas veterinárias e fortalecer a causa animal em Sergipe”, argumentou Fábio Mitidieri.
O edital será publicado no Diário Oficial e no site da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal) até o final da próxima semana.
Nova liderança para a proteção animal
Durante o anúncio, Fábio Mitidieri também apresentou a nova superintendente de Proteção Animal, Christy Myriam Menezes Monteiro, reconhecida por sua longa trajetória de dedicação à causa. O governador agradeceu à deputada estadual Kitty Lima pelo trabalho realizado e desejou sucesso em sua nova jornada na Assembleia Legislativa.
O governador assinou também decreto de transferência da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal) para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Até então, a SupAnimal era ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) e, em 18 meses de funcionamento do órgão, foram realizados 4.981 atendimentos veterinários, sendo castrados 2.336 animais entre felinos e caninos.
Edital
O edital é destinado a clínicas veterinárias devidamente registradas, com capacidade técnica e infraestrutura para realizar os atendimentos previstos. A publicação prevê atendimento médico veterinário gratuito à população de baixa renda, ONGs e protetores.
A iniciativa visa garantir o acesso a serviços de qualidade para animais em situação de vulnerabilidade, por meio da contratação de clínicas veterinárias qualificadas, fortalecendo parcerias com ONGs e protetores independentes e promovendo o controle populacional.
Credenciamento de clínicas
Toda clínica que seguir os critérios do edital será credenciada. Logo, o Pet Saúde terá atuação em todo e qualquer município que tenha uma clínica credenciada. O objetivo é levar saúde animal para todo o estado. As clínicas poderão realizar a entrega dos documentos necessários a partir do dia 20 de janeiro de 2025.