Taxistas clandestinos ganham renda extra em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Taxistas clandestinos ganham renda extra em Aracaju
Sindicato diz que mais de 250 taxistas da Barra dos Coqueiros rodam ilegalmente em Aracaju
Cotidiano 19/07/2011 16h15


Por Silvio Oliveira

 

“Os taxistas clandestinos do interior têm tomado uma fatia do bolo que é dos taxistas de Aracaju”, reclama o presidente do Sindicato dos Taxistas, Valdson Azevedo, ao se referir à enxurrada de táxis que circulam ilegalmente na capital sergipana. Para se ter uma ideia, dos cerca de 350 taxistas cadastrados na Barra dos Coqueiros, 100 são de lotação e mais de 250 fazem corrida livremente em Aracaju como táxi de bandeira.

 

Nos pontos dos shoppings da capital é corriqueiro observar taxistas do interior pegando passageiros. A dona de casa Ana Carla Santos disse que ficou surpresa quando um táxi de outro município estava na fila do ponto. Ela reconheceu que não era de Aracaju por conta da cor de faixa. “Eu tive dúvida se eu deveria pegar aquele táxi, mas ele disse que não tinha problema e entrei. Ele cobrou a bandeira de Aracaju”, relata.

 

Para circular na capital, o taxista tem que ser registrado na SMTT de Aracaju e pertencer a um ponto específico da mesma cidade. O veículo recebe uma faixa especial e há uma tabela de bandeirada específica. O fato é que outros veículos da Grande Aracaju, quer  sejam de bandeira quer particular ou de lotação, têm trazido passageiros ilegalmente para a capital e circulado na cidade na busca de novos passageiros.

 

De acordo com Valdson Azevedo, historicamente isso vem acontecendo sem ter uma fiscalização adequada. “Até os táxis lotação, que são autorizados a entrar na capital, deixar o passageiro e voltar, tem circulado na cidade. Eu posso levar um passageiro em Nossa Senhora do Socorro, mas não posso circular como táxi bandeira na cidade. Aqui em Aracaju, eles circulam livremente”, afirma.

 

O presidente do Sindicato diz que houve várias reuniões com a coordenação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aracaju com o intuito de melhorar a fiscalização do transporte de passageiros clandestino, porém ainda não foi resolvida a situação. “O próprio Major Paiva (Diretor de Trânsito da SMTT) já disse que, infelizmente, não pode combater sozinho”, ressalta.

 

A assessoria da SMTT informou que a fiscalização acontece e o órgão vai intensificar a fiscalização. Há confirmação de que inúmeras vezes a direção da SMTT se reuniu com o Sindicato dos Taxistas de Aracaju para resolver o problema e outras medidas também deverão ser adotadas, como a intensificação da cor da faixa nos veículos de Aracaju, a fim de que a população possa melhor identificá-lo.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/redes sócias
31/10/2024  22h45 Morre o jornalista Eugênio Nascimento, em Aracaju
Ele estava internado há cerca de quatro meses
Freepik/Ilustrativa
31/10/2024  18h09 Preso é suspeito de duplo homicídio em Boquim após saída temporária
Crime de vingança cometido na morte de duas pessoas; autor detalha ação em depoimento
Redes Sociais/Reprodução
31/10/2024  17h57 Caminhonete colide com poste na Avenida Beira Mar em Aracaju
Por conta do acidente, a via está operando em meia pista, o que pode causar lentidão
 José Cruz/Agência Brasil
31/10/2024  17h38 MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas
Estados e municípios poderão participar do concurso que será unificado
Douglas Sena/F5 News
31/10/2024  17h37 Dia de Finados e evento esportivo alteram trânsito na capital
Agentes da SMTT organizarão o fluxo de veículos, fazendo bloqueios em algumas vias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado