Taxistas clandestinos ganham renda extra em Aracaju
Sindicato diz que mais de 250 taxistas da Barra dos Coqueiros rodam ilegalmente em Aracaju Cotidiano 19/07/2011 16h15Por Silvio Oliveira
“Os taxistas clandestinos do interior têm tomado uma fatia do bolo que é dos taxistas de Aracaju”, reclama o presidente do Sindicato dos Taxistas, Valdson Azevedo, ao se referir à enxurrada de táxis que circulam ilegalmente na capital sergipana. Para se ter uma ideia, dos cerca de 350 taxistas cadastrados na Barra dos Coqueiros, 100 são de lotação e mais de 250 fazem corrida livremente em Aracaju como táxi de bandeira.
Nos pontos dos shoppings da capital é corriqueiro observar taxistas do interior pegando passageiros. A dona de casa Ana Carla Santos disse que ficou surpresa quando um táxi de outro município estava na fila do ponto. Ela reconheceu que não era de Aracaju por conta da cor de faixa. “Eu tive dúvida se eu deveria pegar aquele táxi, mas ele disse que não tinha problema e entrei. Ele cobrou a bandeira de Aracaju”, relata.
Para circular na capital, o taxista tem que ser registrado na SMTT de Aracaju e pertencer a um ponto específico da mesma cidade. O veículo recebe uma faixa especial e há uma tabela de bandeirada específica. O fato é que outros veículos da Grande Aracaju, quer sejam de bandeira quer particular ou de lotação, têm trazido passageiros ilegalmente para a capital e circulado na cidade na busca de novos passageiros.
De acordo com Valdson Azevedo, historicamente isso vem acontecendo sem ter uma fiscalização adequada. “Até os táxis lotação, que são autorizados a entrar na capital, deixar o passageiro e voltar, tem circulado na cidade. Eu posso levar um passageiro em Nossa Senhora do Socorro, mas não posso circular como táxi bandeira na cidade. Aqui em Aracaju, eles circulam livremente”, afirma.
O presidente do Sindicato diz que houve várias reuniões com a coordenação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aracaju com o intuito de melhorar a fiscalização do transporte de passageiros clandestino, porém ainda não foi resolvida a situação. “O próprio Major Paiva (Diretor de Trânsito da SMTT) já disse que, infelizmente, não pode combater sozinho”, ressalta.
A assessoria da SMTT informou que a fiscalização acontece e o órgão vai intensificar a fiscalização. Há confirmação de que inúmeras vezes a direção da SMTT se reuniu com o Sindicato dos Taxistas de Aracaju para resolver o problema e outras medidas também deverão ser adotadas, como a intensificação da cor da faixa nos veículos de Aracaju, a fim de que a população possa melhor identificá-lo.
Os dois homens também são apontados como suspeitos de diversos furtos ocorridos na região
SMTT divulgou rotas alternativas para as vias bloqueadas para a competição que acontecerá neste domingo (24)
Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (23) no Povoado Lagoa Redondo
Evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro, no Centro de Convenções AM Malls
Acidente aconteceu na madrugada deste sábado (23), no Bairro São José