Surto alimentar fecha Restaurante Universitário do campus do Sertão da UFS | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Surto alimentar fecha Restaurante Universitário do campus do Sertão da UFS
Mais de 50 pessoas apresentaram sintomas gastrointestinais após refeição
Cotidiano | Por F5 News 06/11/2024 14h55 - Atualizado em 06/11/2024 15h10


O Restaurante Universitário (Resun) do campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado em Nossa Senhora da Glória, está temporariamente fechado após mais de 50 pessoas, entre estudantes, servidores e colaboradores, relatarem sintomas gastrointestinais como vômito, diarreia e febre. Os sintomas surgiram após o almoço no refeitório nesta última terça-feira (5).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, pode ser considerado surto de doença de transmissão alimentar (DTA) um incidente no qual duas ou mais pessoas apresentam doença similar resultante da ingestão de líquidos ou alimento comum contaminado ou de alimentos de mesma procedência ou preparação/fabricação e também devido a um aumento não explicável e não esperado de doença.

Em nota oficial, a UFS afirmou que o fechamento do Resun Sertão é uma medida preventiva. “Com o objetivo de garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos, estamos tomando todas as medidas necessárias para apurar e controlar o ocorrido”, comunicou a instituição. 

Para entender as causas do problema, a UFS informou que já iniciou uma série de ações: amostras dos alimentos consumidos foram coletadas e estão passando por uma análise laboratorial rigorosa. “A origem do possível surto será investigada para que possamos identificar a causa exata e evitar novos incidentes”, destacou a Universidade.

Além disso, a Vigilância Sanitária e outras autoridades competentes foram acionadas. A UFS enfatizou a importância de cumprir as normas sanitárias antes de retomar o serviço de alimentação no campus. “Somente após a verificação de que todas as condições de segurança alimentar foram restauradas, o serviço será reaberto”, afirmou a instituição.

A Universidade também orienta todos que apresentem sintomas gastrointestinais a procurarem atendimento médico para acompanhamento. Em paralelo, investiga-se a responsabilidade da empresa contratada para o fornecimento de alimentos no Resun Sertão. Se for confirmada alguma falha por parte da prestadora, a UFS tomará as medidas administrativas e legais cabíveis, conforme o contrato de prestação de serviços. 

“Estamos comprometidos em resolver a situação de forma rápida, eficiente e segura”, finaliza a nota, garantindo que as medidas corretivas serão implementadas para assegurar o bem-estar e a segurança de todos os usuários do refeitório.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/Instagram
06/11/2024  17h49 Sabrina Sato perde bebê que esperava com Nicolas Prattes
Marcelle Cristinne/Agência Aracaju
06/11/2024  17h10 Mutirão de castração gratuita em Aracaju será realizado neste sábado (9)
 Marcelle Cristinne
06/11/2024  16h43 Serviço de vacinação nos shoppings não acontecerá neste sábado (9)
Igor Matias/Agência Sergipe
06/11/2024  16h07 Prefeitura de Aracaju divulga 19 novas vagas de emprego
Ascom
06/11/2024  15h37 Sergas não registra ocorrências de interferência na rede de gás há 110 dias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado