Sergipe perde mais de R$ 1,5 milhão de repasse para o Samu
Recurso era destinado à manutenção de três UTI móveis, segundo portaria do MS Cotidiano | Por Aline Aragão 27/10/2020 07h00 - Atualizado em 27/10/2020 14h58O Ministério da Saúde (MS) suspendeu o repasse de recurso financeiro referente à habilitação e qualificação de três Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pertencentes à Central de Regulação das Urgências (CRU) do Estado de Sergipe. A medida publicada no Diário Oficial da União, da última sexta-feira (23), foi tomada pelo não cumprimento de requisitos exigidos na Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS.
As unidades as quais à portaria se refere são dos municípios de Rosário do Catete, Nossa Senhora da Glória e Propriá. De acordo com o Ministério da Saúde, os valores foram especificados e atualizados, o total anual do repasse suspenso é de R$ 1.735.956,00.
De acordo com denúncia feita ao F5 News nesta terça-feira (27), o motivo da desqualificação, foi a falta de equipe médica. “Sem médico às unidades estavam praticamente paradas, com isso, quem perde é a população”, disse o denunciante que prefere não ser revelado.
F5 News entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e aguarda resposta.