Sergipe fornecerá gás natural para termoelétrica do Espírito Santo
O novo contrato foi firmado entre a Eneva e a empresa Linhares Geração Cotidiano | Por F5 News 12/06/2024 16h10Sergipe será responsável pelo suprimento de gás natural em um novo contrato firmado entre a Eneva e a empresa Linhares Geração. O anúncio foi feito na última terça-feira (11), em comunicado da companhia aos acionistas e ao mercado. O acordo visa o fornecimento de gás para a Usina Termelétrica UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo, localizada em Linhares, no Espírito Santo, na modalidade 100% flexível.
O gás natural será fornecido a partir de GNL importado no Hub Sergipe, utilizando a Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU).
Esse contrato marca o primeiro acordo de suprimento de gás para uma termelétrica firmado entre companhias privadas no Brasil. A operação representa a geração de receitas tributárias para Sergipe e contribui para a consolidação do hub de gás no estado.
O valor do acordo é estimado em R$ 1,2 bilhão, com um suprimento previsto de até 1,07 milhão de metros cúbicos por dia de gás.
O início das operações está agendado para 1º de julho de 2026, com duração de 15 anos. A unidade flutuante do Hub Sergipe tem capacidade de regaseificação de até 21 milhões de metros cúbicos por dia.
A termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo comercializou 204 megawatts (MW) no produto potência no primeiro leilão de reserva de capacidade realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro de 2021. A companhia terá exclusividade no fornecimento do gás para a UTE de Linhares.
Segundo o Governo de Sergipe, a viabilidade de operações a partir do estado, como o novo contrato entre Eneva e Linhares Geração, deverá se expandir em breve com a inauguração do gasoduto da Transportadora Associada de Gás (TAG).
O gasoduto conectará o terminal de GNL sergipano com a malha nacional. A inauguração está programada para o dia 23 de julho e deverá contar com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.