Sergipe firma acordo com PF para criação de força contra o crime organizado
O prazo estipulado inicialmente para a vigência do acordo é de cinco anos Cotidiano | Por F5 News 08/11/2023 20h09Foi assinado nesta quarta-feira (8) um acordo de cooperação técnica para a participação de Sergipe na Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do Governo Federal.
O acordo foi firmado entre a superintendente regional da Polícia Federal em Sergipe, delegada Aline Marchesini, e o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, e outros representantes dos órgãos de segurança do Estado também estiveram presentes.
A Ficco é um projeto do Governo Federal destinado a integrar as forças de segurança pública federal e estadual em todas as unidades federativas. O objetivo é impulsionar o enfrentamento e a desarticulação das organizações e associações criminosas, visando o combate ao tráfico de drogas e armas, ao furto, roubo e receptação de cargas e valores e à lavagem e ocultação de bens, entre outros tipos de crimes.
As tratativas para o acordo vêm desde abril passado, quando a SSP se reuniu com a PF para discutir a implantação da Ficco. A atuação da Força terá participação conjunta da PF, Polícias Civil e Militar e Departamento do Sistema Prisional do Estado de Sergipe, administrado pela Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc). Em julho, foi realizada uma nova reunião, esta com a presença do governador Fábio Mitidieri.
A Força foi normatizada pela portaria nº 15.503, de 1º de setembro de 2021. Para seu estabelecimento, é preciso delimitar padrões e planos de trabalho em comum entendimento com as polícias federal e estaduais.
O prazo estipulado inicialmente para a vigência do acordo é de cinco anos, com possibilidade de renovação. Durante o período, os órgãos destinam recursos humanos, materiais, logísticos, tecnológicos, bases de dados e expertise de atuação institucional na composição da força-tarefa, em regime de colaboração mútua.
"Manifestamos nossa gratidão ao Governo de Sergipe por ter encampado essa diretriz do Ministério da Justiça, pois toda a equipe do Estado foi solícita e agregadora. Sergipe é reconhecido como um estado que se diferencia no contexto nacional dentro da segurança pública. Acredito que este será um marco da gestão, e que tanto o estado quanto a Federação têm muito a ganhar", afirmou a superintendente Aline Marchesini.
Mitidieri também destacou a importância da Ficco para o Estado. "Este é um momento de cooperação que mostra que, de forma ordenada e coordenada, temos maior chance de êxito no combate ao crime organizado. Sergipe é, hoje, um estado pacificado. Por isso, parcerias na segurança pública devem ser estimuladas, para que a população tenha uma sensação de segurança ainda maior. Precisamos deixar claro que o combate ao crime organizado aqui é incansável, para que a gente fortaleça a visão de nosso estado como um local tranquilo e seguro", afirmou Fábio Mitidieri.
Com informações da Agência Sergipe