Sergipe deve vacinar 1,2 milhão de animais contra febre aftosa
O pecuarista que descumprir a medida estará sujeito a autuação e multa Cotidiano 01/05/2018 10h17 - Atualizado em 01/05/2018 10h51Por F5 News
A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de 2018 começa nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 31 de maio. De acordo com a Diretoria de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, 1,2 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos, deverão ser vacinados e suas declarações realizadas na unidade da Emdagro em Sergipe. O pecuarista que descumprir a medida estará sujeito a autuação e multa.
Em 2001, Sergipe obteve a Certificação Internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da febre aftosa com vacinação. Há 23 anos o Estado não tem nenhum registro da doença.
Auditores fiscais do Ministério da Agricultura acompanham a cobertura vacinal, verificando, a partir de amostras de sangue, se os animais estão sendo realmente imunizados. Além dessa coleta, os fiscais também conferem a declaração de vacinação e a nota fiscal de compra apresentadas pelos produtores.
“Se não houver a declaração de vacinação do rebanho na Emdagro, o criador poderá ser multado e ficará impossibilitado de transitar e de comercializar seus animais, assim como, adquirir créditos junto às instituições bancárias por está inadimplente com a vacinação”, adverte a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen.
Em junho do ano passado, o governo federal já havia anunciado, com o objetivo de reduzir custos, a retirada do sorotipo C da vacina, após o Centro Americano de Febre Aftosa concluir que essa variedade do vírus não circula mais na América do Sul.
Caso o animal manifeste reações à vacina, como algum tipo de lesão vesicular ou sintomas como salivação excessiva e dificuldade de locomoção envolvendo manquejar do animal, o criador deve acionar imediatamente o serviço veterinário oficial.
Ele estava internado há cerca de quatro meses
Crime de vingança cometido na morte de duas pessoas; autor detalha ação em depoimento
Por conta do acidente, a via está operando em meia pista, o que pode causar lentidão
Estados e municípios poderão participar do concurso que será unificado
Agentes da SMTT organizarão o fluxo de veículos, fazendo bloqueios em algumas vias