Santa Isabel interrompe atendimento por causa de superlotação
Urgência pediátrica recebe atualmente 18 crianças a mais do que a capacidade Cotidiano 23/04/2018 11h50 - Atualizado em 24/04/2018 15h40Por Saullo Hipolito*
O Hospital e Maternidade Santa Isabel, no bairro Santo Antônio, zona Norte de Aracaju, fechou as portas do seu atendimento de urgência pediátrica nesta manhã. Segundo a assessoria do hospital, a sobrecarga de pacientes fez com que a diretoria tomasse a medida preventiva. Os atendimentos retornarão a sua normalidade à medida que os leitos de internamento sejam liberados.
Atualmente existem 40 pacientes internados no hospital em um local que comporta apenas 22. De acordo com a assessoria do Santa Isabel, os consultórios estão servindo de leitos para que todas as crianças tenham a devida atenção no seu atendimento.
Com a superlotação, reconhecida pelo hospital, fechar os atendimentos foi a maneira mais viável encontrada para solucionar o problema. Segundo a unidade de saúde, é comum que haja uma sobrecarga a partir do mês de maio, mas neste ano, com o surgimento de viroses e com variações climáticas constantes, os casos apareceram mais cedo.
O hospital está reavaliando pacientes de acordo com sua classificação de risco, com o objetivo de identificar aqueles em condições de receber alta e, consequentemente, liberar o fluxo hospitalar. De acordo com a assessoria, todas as redes de urgência já foram avisadas sobre o fechamento temporário, o que pode gerar maior sobrecarga em outros hospitais sergipanos.
Os atendimentos de urgência pediátrica serão retomados à medida que os pacientes sejam liberados e surjam vagas entre os 22 leitos disponibilizados pelo hospital.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.
Ele estava internado há cerca de quatro meses
Crime de vingança cometido na morte de duas pessoas; autor detalha ação em depoimento
Por conta do acidente, a via está operando em meia pista, o que pode causar lentidão
Estados e municípios poderão participar do concurso que será unificado
Agentes da SMTT organizarão o fluxo de veículos, fazendo bloqueios em algumas vias