Samu atrasa atendimento e mulher morre
Familiares acionam o serviço, mas só duas viaturas funcionavam Cotidiano 15/12/2011 06h49Da redação F5 News
Na madrugada desta quinta-feira (15), a dona de casa Maria Centina dos Santos, 53, passou mal, sua família pediu socorro ao Samu, que não teve como atender de imediato e, quando chegou ao local, ela já estava morta. O fato aconteceu na rua Coritiba 664, no Bairro Industrial.
Segundo familiares de dona Centina, o Samu foi acionado às 3h40, mas a atendente alegou que apenas duas viaturas estavam funcionando e ambas estavam nas ruas atendendo a outros chamados. O socorro só chegou ao local por volta das 5h45 para atestar o óbito.
De acordo com o Samu, de fato, só duas viaturas estavam funcionando. Todavia, a chamada aconteceu por volta das 5h, e por volta das 5h30 compareceu ao local.
A coordenação da Rede de Urgência e Emergência informou, através de uma nota, todavia, que a ligação referente ao caso foi registrada às 5h01, a viatura saiu da base do SAMU às 5h20 e chegou ao local às 5h38. Lá constatou o óbito. Ainda na nota, é explicado que o tempo de chegada e de saída da viatura depende da regulação e se a viatura está na base ou em atendimento e explica como funciona o sistema.
"O SAMU Aracaju trabalha hoje com 17 ambulâncias, sendo 4 de Socorro Avançado e 13 de Socorro Básica. Dessas, oito rodam diariamente por turno, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O número de ambulância maior do que o de equipes permite a rotatividade dos carros para manutenção preventiva e de correção, sem o comprometimento da assistência.No turno da noite, das oito ambulâncias, seis circularam, já que dois servidores adoeceram. Apesar da tentativa imediata para substituição desses servidores, a coordenação não obteve sucesso", diz a nota.
Faixa de ônibus será fechada por 450 metros; incluem intervenções melhorias na segurança e acessibilidade na região
Vigilância Sanitária de Aracaju indica que o básico já faz toda a diferença
Esposa da vítima é apontada como mentora do crime, que teve motivação ligada a disputas patrimoniais e relacionamentos extraconjugais
Fostensavir foi incorporado ao SUS em abril do ano passado
Proprietários de veículos em Sergipe podem acessar os documentos no site do Detran/SE e aproveitar opções de pagamento até 31 de março