Saiba quais serão as estratégias de segurança do Pré-Caju 2024
Festa contará com 1,5 mil policiais por dia, reforço na Delegacia de Turismo Cotidiano | Por F5 News 12/09/2024 14h36A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Sergipe e os organizadores do Pré-Caju definiram, em reunião nesta quinta-feira (12), os detalhes do planejamento de segurança pública para o evento, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro, na Orla de Atalaia, em Aracaju. O objetivo é garantir a segurança dos sergipanos e turistas durante os três dias da festa pré-carnavalesca.
O planejamento inclui a atuação de equipes do Corpo de Bombeiros, além das polícias Civil e Militar. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso, destacou que a corporação já está envolvida na fase prévia do evento, acompanhando a estrutura do Pré-Caju para verificar as medidas de segurança necessárias. “Com a autorização, a gente inicia o emprego das equipes para provar toda a segurança”, afirmou.
Segundo o coronel, a atuação será integrada entre todas as forças de segurança pública, e o efetivo de bombeiros deverá ser ampliado para garantir a tranquilidade da festa.
Na Polícia Civil, o delegado-geral Thiago Leandro explicou que há reforço na estrutura da Delegacia de Turismo (Detur) e nas operações contra furtos de celulares, crimes que têm sido recorrentes em grandes eventos. Já a Polícia Militar contará com um diário efetivo de 1,5 mil policiais, conforme detalhado o comandante coronel Alexsandro Ribeiro. O policiamento será realizado em patrulhas e também de forma periférica. “O planejamento está muito bem elaborado, e temos certeza de que teremos um evento com muita tranquilidade e paz”, comentou o comandante.
Além disso, o assessor jurídico do Pré-Caju, Nilson Socorro, destacou a importância da integração com o SSP para a segurança pública, afirmando que a reunião foi o pontapé inicial para o sucesso do evento deste ano.
Outro ponto abordado durante a reunião foi a venda de abadás falsificados. O delegado Thiago Leandro ressaltou que, no ano passado, houve prisões em flagrante por esse crime, e que as investigações serão intensificadas para coibir essa prática durante o Pré-Caju 2024.
Com informações do Governo de Sergipe.