Rede Synapse ajuda a melhorar ensino público nos municípios de pior IDEB
ONG criada em Santa Luzia do Itanhy desenvolveu metodologia para alfabetização Cotidiano 01/02/2024 20h06De acordo com os dados mais recentes (2021), dentre os 1000 municípios com piores IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Norte e Nordeste somam 93%. Para colaborar com mudanças nesse cenário, a Rede Synapse, uma iniciativa empreendedora formada por professores que atuam no conceito de tecnologia social, voltada à melhoria do ensino no ciclo de alfabetização e Educação Infantil, em regiões de extrema pobreza – desenvolveu metodologia própria, que considera o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno.
Atualmente, a metodologia Synapse está em 38 municípios brasileiros de 6 estados (SE, MA, CE, MG, PB e PA), conta com mais de 2.000 professores certificados e mais de 41.700 alunos impactados.
A Rede Synapse é uma ONG (organização não-governamental) que nasceu da iniciativa empreendedora de professores alfabetizadores, para construção de uma educação de qualidade para todas as crianças do Brasil, com a colaboração da sociedade. Esse grupo criou a metodologia em Santa Luzia do Itanhy (SE), em 2010, em parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) que recentemente passou a se chamar The Human Project (THP), focado no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de educação básica, educação empreendedora e saúde básica em comunidades.
A metodologia é focada na Educação Infantil e na alfabetização, considerando o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno, criada para alcançar os municípios mais negligenciados do país. A Rede Synapse atua para ser referência nacional em alfabetização até 2030. Seus professores são comprometidos com o propósito de construir, aplicar, avaliar e aperfeiçoar continuamente essa metodologia exclusiva e inovadora, adequada à realidade da educação do Brasil.
O diferencial da metodologia é a neurociência aplicada na educação, o planejamento por objetivo de aprendizagem (alinhada à BNCC - Base Nacional Comum Curricular) e o conhecimento do professor.
“As ferramentas e os conteúdos criados pelos professores da Rede Synapse trazem a inovação para dentro das salas de aulas porque são construídos com base na realidade local de cada aluno”, destaca a fundadora e coordenadora de Mobilização da Rede Synapse, Kiara Ramos.
A ONG Rede Synapse atua com o apoio de inúmeros investidores voluntários como: BNDES, Petrobras, The Human Project (THP), Movimento Bem Maior, Hydro, Lorinvest, Cris Barros entre outras.
Exemplo
A atuação da Rede Synapse tem ajudado a modificar o cenário educacional de muitos municípios. Um exemplo disso é a cidade de Icatu, no Maranhão. De acordo com os levantamentos da ONG, a cidade registrou um aumento significativo no desempenho dos alunos do 2° ano da Rede Municipal de Ensino, assistidos pelos professores formados pela Rede Synapse.
De acordo com o resultado apresentado pelo CaED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), na Avaliação Fluência em Leitura, Icatu avançou significativamente no processo de alfabetização nas turmas de 2° ano da Rede Municipal de Ensino. A taxa de não-alfabetizados diminuiu de 85% para 73%, a de leitores iniciantes subiu de 13% para 18% e a taxa de leitores fluentes saltou de 2% para 9%.
“As empresas que apoiam os nossos projetos entregam para a sociedade um modelo eficiente e inovador de ensino básico que as beneficia em suas agendas ESG, registrando um importante impacto social positivo”, destaca a diretora de Relações Institucionais e Novos Negócios da Rede Synapse, Renata Franco.
Sobre a Rede Synapse
A Rede Synapse é uma ONG (organização não-governamental) que nasceu em em Santa Luzia do Itanhy (SE), em 2010, por iniciativa empreendedora de professores alfabetizadores que criaram uma metodologia focada na alfabetização e na Educação Infantil, considerando o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno, principalmente nos municípios mais negligenciados do país. Está presente em 38 municípios brasileiros, em seis estados (SE. MA, CE, MG, PB e PA), com mais de 2.000 professores certificados, mais de 41.700 alunos impactados e conta com o apoio de diversos investidores, entre eles empresas como: BNDES, Petrobras, The Human Project (THP), Movimento Bem Maior, Hydro, Lorinvest, Cris Barros entre outras. Mais informações no site da Rede Synapse (clique aqui)
Fonte: Assessoria de Comunicação