Professores permanecem acampados em frente à Alese
Cotidiano 16/04/2012 14h49Por Fernanda Araujo
Professores da rede estadual permanecem acampados em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desde a manhã desta segunda-feira (16), para exigir o pagamento do piso salarial com reajuste de 22,22% para todos os níveis de carreira, fruto de várias manifestações. Hoje é o primeiro dia de greve dos educadores, por tempo indeterminado, até que as reivindicações sejam ouvidas.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Sergipe (Sintese), o governo do Estado apresentou uma versão para que o piso não fosse pago, alegando que o reajuste salarial é direito somente de professores em início de carreira com formação em nível médio. Independente do tempo de serviço, os professores terão como vencimento R$ 1.451. Para os sindicalistas, isto não é cumprimento do piso e gera uma queda entre 18% e 25% para professores com nível superior.
Participam também do acampamento professores do Município de Laranjeiras que também estão em greve e pedem auxílio do poder público. Durante a paralisação, a presidente do Sintese, Ângela Maria Melo, participou de uma audiência pública na Comissão de Educação da Alese, com a presença do secretário de Educação, Belivaldo Chagas. “A presidente apresentou alguns dados para a Comissão e ficou decidido que esta irá convocar os secretários da Educação, da Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão para discutir, em uma nova audiência, a folha de pagamento dos professores e os recursos”, explica a assessora de comunicação, Caroline Rejane.
A Lei Federal do Piso dos professores determina o reajuste desde janeiro de 2012, e já foi questão de várias manifestações, audiências, protestos e greves em todo o Estado de Sergipe.
O sindicato também vai realizar terça-feira, 17, uma assembleia geral no Instituto Histórico e Geográfico, às 15h. Segundo a assessoria da entidade, na reunião serão definidos os próximos encaminhamentos da categoria.
Gestor estava internado em um hospital particular após quadro de pneumonia
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites