Prefeito aponta mudanças no trânsito de Aracaju
Cotidiano 02/02/2012 16h31Por Fernanda Araujo
O Plano de Mobilidade Urbana foi apresentado pela Prefeitura de Aracaju nesta quinta-feira (2) no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Foram destacadas as medidas que poderão ser adotadas para melhorar a fluidez do trânsito na capital. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o grande dilema do trânsito é a demora de um percurso para outro. O Plano consiste no serviço de transporte público coletivo; circulação viária; as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana; a acessibilidade para pessoas com deficiencia e restrição de mobilidade; a integração dos modos de transporte público, privados e os não motorizados, entre outros.
“O Brasil, o mundo vive um problema de mobilidade urbana. Que tipo de mobilidade urbana talvez esse seja o nosso desafio. O objetivo aqui é saber como vamos tratar a mobilidade. O trânsito de Aracaju tem bastante problemas principalmente em horário de pico. Contratamos uma empresa, ela já está com licitação para que apresente um plano. Em 3 de janeiro de 2012 foi sancionada a 1º Lei de Mobilidade Urbana. Tomamos como prioridade o transporte coletivo. E estamos fazendo estudos para mostrar o que iremos fazer daqui em diante”, explicou.
Acima de 20 mil habitantes, o município tem que criar um plano de mobilidade urbana, e é por conta disso que a prefeitura, juntamente com a SMTT, o projeto Rua Viva e demais órgãos deverão discutir as ideias para a execução até o final do ano. A população também poderá sugerir novas medidas pelo site www.smttaju.com.br. O Edital será publicado no Diário Oficial da União, no dia 17 de abril. “Esse estudo vai permitir algumas ações que vamos realizar. Depois do dia 20 outras coisas serão discutidas, como a continuação ou não do taxi lotação. No dia 24 vamos divulgar outra rodada de discursos. No final de outubro enviaremos o plano à Câmara de Vereadores”, disse o prefeito.
“Até o final de nosso mandato, os dois corredores de transporte estarão prontos. Ainda estamos fazendo os cálculos, mais os recursos necessários para isso nós temos. De seis propostas nós já temos condições de fazer dois. O Plano vai permitir mudanças iniciais, para a gente enfrentar o problema grave da cidade, que poderá se tornar mais graves ainda, caso as medidas não sejam tomadas. Estamos anunciando em primeiro lugar a licitação do transporte coletivo, começaremos a discussão a partir de hoje. Vamos ter audiências públicas, no dia 19 de março vai ter a última audiência, esse mês vamos consultar a sociedade e as entidades. E em 17 de abril o edital vai estar pronto. O que é uma grande vitória e o anseio da sociedade aracajuana”.
Estudantes do movimento Não Pago aproveitaram o evento para protestar contra o aumento do preço de ônibus.
Primeiras ideias, Corredores livres
1- Heráclito Rolemberg, Hermes Fontes e Adélia Franco
2- Av. Gasoduto, av rio de janeiro, até Santa Maria, princípio de Linha Vermelha
3- Av Tancredo Neves
4- Av. des, maynard, av barao de maruim até a saída da cidade
5- Rua laranjeiras e rua são cristóvao
6- Av Santa Gleide, bairro Bugio – av são paulo e maranhao finalizando no Mercado Central.
Corredor Augusto Franco ao Santo Antônio
1- Complemento do Sistema Viário da av. Canal 4 (obra a ser iniciada
2- Construçao da ponte que liga o Augusto Franco ao Inácio Barbosa
3- Duplicação da av. Paulo VI (obra a ser iniciada)
4- Construçao de viaduto sob a av. Tancredo Neves
5- Duplicação do pontilhao. Av Acrísio Cruz e Anízio Azevedo (Batistão)
6- Alinhamento do passeio com a remoção da área excedente na rua Itabaiana (entre rua Boquim e Estância)
7- Liberação da via – implantação da Onda Verde Semafórica na rua Itabaiana e Itabaianinha.
8- Remoção da canaleta em frente à Praça Olímpio Campos
9- Remoção da canaleta e mudança geométrica do Largo Esperanto
Corredor Santa Gleide ao Mercado Central.
1- mudança geométrica do cruzamento na Rua rad. Silva Lima
2- mudança geométrica da Rótula do DER. Av são paulo e diminuição de sinais.
3- desobstacularizar a passagem da av são paulo e rua bahia.
4- implantação de sinalização semafórica e mudança de circulação da av Gentil Tavares, av Coelho e Campos e av são paulo. (INCRA)
5- implantaçao de retorno e urbanizaçao da av Coelho e Campos
Mudança de Transporte – linha de ônibus
1- Redução de número de linhas da rua Geru para dois
2- Para a rua Maruim que atualmente tem 13 linhas e uma frota de 47 ônibus no percurso (ruas Geru, Capela, Arauá e Barão de Maruim). As rotas propostas será reduzir cerca de 500 viagens.
3- Faixa exclusiva de ônibus.
4- Demolição do mercado central e reconstrução provisória de um terminal ao lado do Mercado, onde há uma estrutura.
5- Fechamento dos Retornos da Av. Ivo do Prado com rua Maruim e com Tv. José do Faro (corredor livre da av, Ivo do Prado).
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