Vídeo: chuva forte volta a atingir Aracaju; capital registra vários pontos de alagamento
Cenário de instabilidade é registrado em todo território sergipano. SMTT orienta sobre vias intransitáveis Cotidiano | Por F5 News 11/01/2025 19h42 - Atualizado em 11/01/2025 21h28Chuvas torrenciais voltaram a atingir Aracaju na noite deste sábado (11), provocando diversos pontos de alagamento na capital sergipana. O alerta meteorológico de mau tempo em Sergipe se estende até este domingo (12), mas há previsão de chuva até o meio da semana.
A população aracajuana que na tarde de sexta-feira (10) já tinha sentido os efeitos de uma chuvarada, voltou a ser afetada no começo da noite deste sábado por uma tempestade ainda mais intensa, acompanhada de trovões e descargas elétricas.
Ao longo do dia, a chuva tinha dado uma trégua e o sol chegou a aparecer entre nuvens carregadas em algumas partes da cidade.
Já nesta noite, a reportagem do F5News encontrou pontos de alagamento em bairros da zona Sul como a Coroa do Meio e Salgado Filho, na região do Suissa e ainda no Siqueira Campos, na zona oeste, onde também houve registro de queda de energia em algumas localidades. No Shopping Jardins, a água da chuva escorreu pelos lustres, molhando a área interna.
Pontos de Alagamento
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informou sobre pontos alagados e orienta para rotas alternativas. Devido aos fortes alagamentos registrados em diversas regiões da cidade, os seguintes pontos estão intransitáveis:
- Avenida Juscelino Kubitschek (entre a Avenida Simeão Sobral e a Rua Artur Fortes);
- Avenida João Ribeiro (desde a interseção com a Avenida Simeão Sobral);
- Avenida Gentil Tavares;
- Rua Lagarto (na região do São José);
- Avenida Filadélfia Dórea;
- Itabaiana x São Cristóvão;
- Itabaiana x Geru;
- Euclides Figueiredo;
- Avenida Airton Teles;
- Acrílico Cruz;
- Avenida Augusto Franco;
- Heráclito Rolemberg;
- Orlando Dantas;
- DIA;
- Zonal Sul.
A SMTT orienta que os motoristas evitem essas áreas e busquem rotas alternativas. Além disso, recomenda-se atenção redobrada ao transitar nas regiões afetadas, já que a previsão é de continuidade das chuvas, o que pode agravar as condições de tráfego. Em caso de ocorrências no trânsito, a população pode entrar em contato com a SMTT pelo telefone 118.
Órgãos em alerta
Nas últimas 24 horas, Aracaju registrou um acumulado de 34mm de chuva, que corresponde a mais da metade de todo volume de precipitação registrado na cidade este mês.
Órgãos da Prefeitura, do Governo estadual e também da concessionária de energia estão em alerta e atuam com medidas emergenciais para minimizar os danos à população.
"A Defesa Civil está totalmente preparada para agir. Reforçamos que a população pode contar com o serviço emergencial pelo número 199. Ao ligar, basta informar o ocorrido, e nossa equipe responderá prontamente para atender à solicitação”, afirma a coordenadora da Defesa Civil de Aracaju, Valéria Bispo.
O cenário de instabilidade em todo território sergipano é favorecido pela terceira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que migra sobre o Nordeste. A presença de uma frente fria, que avança lentamente pela faixa litorânea brasileira, reforça o quadro de tempo instável, contribuindo para o aumento das chuvas.
Com esse panorama, a atenção deve ser redobrada, especialmente em áreas urbanas e litorâneas.