Prédio do INSS continua interditado em Aracaju
Órgão prevê conserto de área danificada em uma semana Cotidiano 23/04/2018 11h30 - Atualizado em 23/04/2018 12h03Por Fernanda Araujo
O prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na avenida Ivo do Prado, região central de Aracaju (SE), continua interditado após parte do forro de gesso desabar neste final de semana com as fortes chuvas. A Defesa Civil Municipal alerta que ainda existe risco de novos desabamentos.
Na manhã desta segunda-feira (23), funcionários de uma empresa contratada para fazer a recuperação começaram a retirar os escombros, o forro e o reboco que se desprendeu do prédio. A equipe do F5 News esteve no local, mas a imprensa não foi autorizada a fazer imagens da área.
Beneficiários que não sabiam da interdição foram surpreendidos com o fechamento do Instituto. Os segurados foram orientados por uma assistente social do órgão a irem ao INSS da rua Florianópolis, no bairro Siqueira Campos. “Tenho que resolver uma burocracia hoje, estou com medo de ir ao INSS de lá e não resolver”, reclamou o segurado Antônio Alves.
Segundo o major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil Municipal, o prédio ficará interditado até que seja apresentado e executado um plano de recuperação de toda a estrutura. “Vamos aguardar o laudo predial informando as ações a serem feitas no prédio. Depois que o responsável pelo laudo atestar que está em pleno funcionamento, emitiremos autorização para reabrir”, afirma o major, que esteve no local para verificar se a interdição está sendo cumprida.O major Prado afirma que o desabamento ocorreu pela falta de manutenção da estrutura do prédio. A Defesa Civil permanece no local.
À imprensa, o coordenador geral do Sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev), Joaquim Antônio, relatou que já havia denunciado aos órgãos sobre os riscos de desabamento e sugerido a interdição, devido a falhas na estrutura do prédio apontadas por um laudo técnico realizado a pedido do sindicato. A categoria quer a imediata suspensão de atendimento no local e transferência para um prédio mais seguro.
Em nota, a Gerência-Executiva do INSS em Aracaju informa que os segurados que estavam com atendimentos agendados serão avisados e remarcados sem que haja prejuízo em seus benefícios. O gerente-executivo Raimundo Brito destaca que o problema ocorreu na parte superior do edifício, que pertence à Dataprev, afetando o andar térreo onde o INSS funciona.
Por dia, são atendidas cerca de 500 pessoas na agência. Ainda conforme o órgão, o conserto da parte danificada do prédio já foi iniciado e a previsão é que seja concluído em uma semana.
Foto principal: Saullo Hipolito/ F5 News
Foto 2: Defesa Civil de Aracaju
Ele estava internado há cerca de quatro meses
Crime de vingança cometido na morte de duas pessoas; autor detalha ação em depoimento
Por conta do acidente, a via está operando em meia pista, o que pode causar lentidão
Estados e municípios poderão participar do concurso que será unificado
Agentes da SMTT organizarão o fluxo de veículos, fazendo bloqueios em algumas vias