Policia prende acusado de estelionato que agia em todo Nordeste
Marcelo responde a 24 inqueritos apenas no Estado do Ceará Cotidiano 19/07/2011 09h35Por Adriana Meneses
Foi preso na madrugada desta segunda-feira (18) por agentes da Delegacia Especial de Combate a Falsificações e Defraudações, sob a coordenação da delegada Carina Rezende, o cearense Marcelo Araújo Silveira Filho, 34 anos, acusado de crimes de estelionato registrados nos estados do Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe. A prisão aconteceu no momento em que Marcelo chegava de viagem do Rio de Janeiro e se dirigia para uma casa alugada no bairro Atalaia.
De acordo com a polícia, Marcelo é foragido da justiça do estado do Ceará desde o ano de 2002. No Ceará ele responde a 24 inquéritos policiais, por estelionato, falsificação de documento e formação de quadrilha.
Ainda segundo a delegada, Marcelo agia contra concessionárias de veículos e contava com o apoio de comparsas. “Com uma estrutura bem complexa, os participantes da quadrilha conseguiam aplicar seus golpes.”parte dos integrantes eram responsáveis pelo agenciamento e recrutamento de pessoas, outra parte pela falsificação de documentos que seriam empregados nos financiamentos”
Modus operandi
Marcelo procurava o veiculo, entrava em contato com as concessionarias de automóveis e preenchia o todo cadastro. Quando o financiamento era aprovado comparecia pessoalmente a esses estabelecimentos a pessoa recrutada(laranja) que emprestava sua fotografia, e utilizava o documento falso , assinava o contrato de financiamento e conseguia retirar da concessionaria esse veiculo. De posse do automóvel, os compassa passavam para os receptadores que negociavam a comercialização desses automóveis e o produto dessa venda era repassado com o valor de 30 a 40 % abaixo do valor de mercado.
Desarticulação da quadrilha
A quadrilha começou a ser desarticulada em abril deste ano com a prisão de três integrantes em Maceió. A investigação foi iniciada em 24 de maio deste ano após a prisão de Roberval Francisco de Sales Neto, que atuou com Marcelo em Sergipe.
Em Aracaju Marcelo e seu parceiro praticaram seis golpes, sendo dois consumados. Na oportunidade, o criminoso conseguiu adquirir dois carros: um Volkswagen Polo e um Chevrolet Astra. No momento da prisão foram apreendidos dois outros carros com Marcelo. “Ainda não sabemos a procedências desses veículos. Vamos buscar os dois carros que eles conseguiram subtrair das concessionárias de Sergipe”, informou a delegada.
A polícia investiga, também, a participação de Marcelo em crimes de pistolagem. Ele é um elemento bastante perigoso e vinha atuando no Nordeste. Ele comandava tudo do Rio de Janeiro. Estamos buscando informações sobre o seu envolvimento com outros crimes, inclusive de pistolagem, finalizou Carina.
Foto: Ascom/SSP
Os dois homens também são apontados como suspeitos de diversos furtos ocorridos na região
SMTT divulgou rotas alternativas para as vias bloqueadas para a competição que acontecerá neste domingo (24)
Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (23) no Povoado Lagoa Redondo
Evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro, no Centro de Convenções AM Malls
Acidente aconteceu na madrugada deste sábado (23), no Bairro São José