Passeata celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Cotidiano 21/09/2011 10h39Portadores de necessidades especiais participam da abertura da 5º Semana da Acessibilidade e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta (21). O dia é celebrado com uma caminhada da Praça da Bandeira, seguindo pela Avenida Barão de Maruim, com destino à Praça Fausto Cardoso.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direito da Pessoa com Deficiência, Gorete Medeiros, essa passeata é importante para chamar à atenção da sociedade e do governo sobre a sensibilização e a compreensão da assessibilidade à todos deficientes, que tem o direito de ir e vir. “Essa é uma caminhada que traz às ruas essa mobilização pela conscientização. A gente tem que olhar para eles com respeito e não com pena, e também temos que viver em um mundo sem barreiras, em respeito a cidadania, é isso o que nós queremos.”, diz.
O evento comemora também o Dia da Árvore. Por este motivo, três mudas de árvore Pau Brasil foram plantadas na Praça da Bandeira. “Como hoje também é o dia da árvore, se junta o útil ao agradável, porque sem árvore nós não podemos viver nesse planeta. É um respeito à árvore e ao cidadão.”, retrata Gorete.
O evento é uma realização do Conselho em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Participaram do evento, a Comissão de direitos humanos, a APAI, o Instituto Pedagógico de Apoio aos Surdo (IPAESE), o Instituto G Barbosa, o Setransp, o Instituto Luciano Barreto Júnior, a Escola Estadual Miriam Melo entre outras associações que atuam em defesa da pessoa com deficiência.
A deficiente Sônia Maria Santos acredita que essa mobilização transmite para a sociedade que deficientes também tem capacidade. “As pessoas que acham que deficiente não faz nada e não tem coragem pra nada isso mostra que a gente tem capacidade pra tudo, até pra fazer passeata”, conta feliz em estar participando pela primeira vez.
Após a passeata, os participantes juntamente com os organizadores do evento, se encontrarão às 19h no Hotel Quality, onde será entregue os troféus a todos os deficientes pela superação.
A honraria destaca o impacto educacional e social da instituição
Pesquisa revela que quem dorme mal tem cérebros quase três anos mais velhos
O homem de 30 anos foi vítima de um atentado no município de Lagoa da Canoa
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”