Dormir mal entre os 40 e 60 anos pode estar envelhecendo o seu cérebro
Pesquisa revela que quem dorme mal tem cérebros quase três anos mais velhos Cotidiano | Por Metrópoles 02/11/2024 10h00Dormir bem é essencial para a saúde. É durante o descanso que o corpo se organiza para garantir que o organismo esteja funcionando corretamente no dia seguinte e tenhamos energia para lidar com a rotina. Porém, a insônia pode causar mais do que problemas cardíacos e fadiga: ela pode estar envelhecendo o seu cérebro.
De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, entre indivíduos de 40 e 60 anos que disseram dormir mal, a idade cerebral pode ser quase três anos maior do que a biológica. O estudo foi publicado na edição de novembro da revista científica Neurology.
Foram analisados 589 indivíduos que começaram a pesquisa com, em média, 40 anos: eles preencheram um questionário sobre o sono no começo do levantamento, e o repetiram cinco anos depois. No aniversário de dez anos do estudo, os participantes passaram por exames cerebrais.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.