No Dia Mundial do Turismo conheça destinos para ‘turistar’ em Sergipe
O estado oferece praias, parques, reservas e muito mais para sergipanos e turistas Cotidiano | Por Victoria Costa e Yara Lima 27/09/2023 17h12 - Atualizado em 27/09/2023 17h22Celebrado há 43 anos, o Dia do Turismo foi instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no dia 27 de setembro de 1979, como uma forma de aumentar a consciência sobre o seu papel na comunidade e demonstrar como a prática afeta os valores sociais, culturais, políticos e econômicos ao redor do mundo.
Por possuir no calendário de eventos grandes festas como o São João no período junino onde o Forró Caju e o Arraiá do Povo movimentam a capital aracajuana durante os festejos. Sergipe está no mapa do turismo brasileiro seja por suas festas tradicionais ou pelos pontos turísticos paradisíacos.
Pensando nisso o F5 News criou uma seleção de lugares em Sergipe que valem a pena não só celebrar o dia do turismo como deixar marcado na agenda como ponto fixo de visitação. Confira;
Parque dos Falcões
Localizado em Itabaiana, no agreste sergipano, o Parque dos Falcões é uma opção para quem busca um ambiente natural e um cenário rodeado de aves de rapina. O santuário é o único centro de criação, multiplicação e preservação da América do Sul., além de ser o único local do país com autorização do Ibama para a criação de aves de rapina.As visitas podem ser agendadas por aqui.
Parque nacional da Serra de Itabaiana
Também no município itabaianense, o Parque Nacional da Serra de Itabaiana é o segundo ponto mais alto do estado, com 659 metros de altitude. A reserva ecológica é uma das principais representações do ecoturismo sergipano. O complexo possui cachoeiras, poços de água cristalina, riachos e penhascos ideais para os esportes radicais.
Empresas turísticas oferecem as tradicionais trilhas pela região. O complexo de montanhas possui 12 trilhas que levam a conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica e da Caatinga.
Usina Hidrelétrica de Xingó
É na divisa entre Alagoas e Sergipe, mais precisamente nos municípios de Piranhas e Canindé de São Francisco, que está localizado um dos pontos turísticos mais conhecidos do país. A barragem foi construída para navegação, abastecimento de água e geração de energia hidrelétrica.
Para além do serviço de geração de energia, o espaço oferece uma bela paisagem da região e foi o responsável pela criação dos famosos Cânions do Rio São Francisco, muito procurados por turistas que visitam o lugar.
Imponente, a Usina Hidroelétrica de Xingó chama a atenção de longe. A navegabilidade nos cânions do rio São Francisco se deve a sua construção, já que houve um represamento enorme do rio, com profundidades que atingem os 170 metros.
O passeio pode ser agendado por meio de empresas de turismo, como a Cânions do São Francisco, e costuma durar cerca de três horas
Cangaço Eco Parque
Também na região do Velho Chico, porém em Poço Redondo, está localizado o Cangaço Eco Parque, considerado o maior parque ecológico do sertão sergipano, ele fica às margens do famoso rio. O local conta com uma boa infraestrutura de trilhas em uma área de preservação ambiental e cultural administrada pelo governo do estado. Trilhas ecológicas e passeios de catamarã podem ser agendados aqui.
Atracadouro Ilha Mem de Sá
Na grande Aracaju, muito próximo da capital, a Ilha Mem de Sá se localiza em Itaporanga D’Ajuda é uma ótima pedida para quem busca um local para contemplar belezas e ainda tomar um banho no Rio Vaza Barris - que banha a Ilha. O ponto, que possui uma área de cerca de 2.000 m² de extensão, fica distante 23 km da sede do município e 53 km da capital sergipana.Praia do Saco
O município de Estância, no sul sergipano, abriga um dos destinos mais procurados por sergipanos e turistas: a Praia do Saco.
A praia fica distante apenas cerca 70 quilômetros de Aracaju, uma viagem que pode ser feita em no máximo 1 hora de carro.Localizada em uma zona ecológica protegida, o ponto valoriza a natureza, por meio da paisagem composta por dunas de areias claras e finas, praias com águas calmas e quentinhas e manguezais.
Barco de Fogo
Ainda em Estância, o Barco de Fogo é um bem histórico e cultural, que desponta principalmente durante os festejos juninos. Produzido exclusivamente em Estância, ele é feito artesanalmente e foi originado no início do século XX, criado por Chico Surdo. O dia 11 de junho é considerado como o Dia do Barco de Fogo, mesma data de nascimento de seu criador.Praça de São Francisco
Um dos pontos turísticos mais antigos de Sergipe, a Praça São Francisco fica no centro histórico do município de São Cristóvão e abriga o mais valioso conjunto arquitetônico do estado composto pela igreja e convento São Francisco, museu de Arte Sacra, a antiga Santa Casa da Misericórdia, atual Lar Imaculada Conceição e museu Histórico de Sergipe. Os visitantes também podem apreciar um pôr do sol incrível e tomar um cafézinho na praça.
Colina Santo Antônio
Localizada na Zona Norte de Aracaju, a colina Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais famosos da capital. Após subir a popular ladeira da colina, é possível avistar o rio Sergipe e boa parte do centro de Aracaju, além de observar o pôr do sol entregar um tom mágico no céu aracajuano. Durante o período natalino, a colina recebe uma iluminação especial.
Orla Pôr do Sol
Mais um ponto turístico marcado pelo pôr do sol Aracajuano, a Orla Pôr do Sol fica localizada no Mosqueiro, região da Zona de Expansão de Aracaju. O céu alaranjado e os últimos raios de sol do dia toca tocam as águas do Rio Vaza Barris criando um cenário perfeito para eternizar o momento na memória dos visitantes. No local também é possível fazer passeios de barcos e esportes aquáticos como sandup-pedal ou andar de pedalinho pelo rio.