Município disponibiliza o serviço Disque-Diálise à pacientes
Cotidiano 18/04/2012 16h08Por Fernanda Araujo
A Promotoria de Saúde realizou audiência nesta quarta-feira (18) com representantes de clínicas e hospitais de Aracaju que realizam serviço de hemodiálise. O objetivo foi discutir o fluxo de pacientes renais crônicos e garantir a assistência a estes, evitando que permaneçam sendo tratados em situação ambulatorial do Huse.
Foi necessário que o Município de Aracaju criasse uma regulação para o encaminhamento de pacientes renais crônicos, de forma a controlar o número de vagas disponíveis por serviço de hemodiálise. Para o serviço de terapia renal substitutiva, foi criado desde 2 de abril deste ano o serviço Disque-Diálise, através do telefone 3179-1013. Este sistema deverá ser exclusivo para a regulação dos pacientes renais crônicos. Ou seja, em caso de emergência, a pessoa liga e o paciente será encaminhado à clínica que possui vagas.
“Não precisou de uma ação porque o próprio Município estabeleceu o fluxo para o paciente. O MPE entrou com uma ação civil, na ação foi garantida a ampliação de vagas pelo Município. Mas, independentemente da ação civil, fizemos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde o Município criou um fluxo para ordenar a distribuição desses pacientes”, explica a promotora Euza Missano.
Em audiência foi garantido que o serviço será abastecido diariamente com informações dos serviços municipais existentes de hemodiálise contratados pelo Município de Aracaju, que disponibilizará o número de vagas existentes. Todo o fluxo de distribuição dos pacientes para as clínicas de terapia renal substitutiva será regulado pelo Disque-Diálise. Os pacientes que já vêm sendo assistidos por clínicas privadas ou por profissionais para início de tratamento da terapia deverão ser regulados pelo Município, informando à municipalidade, e, neste caso, o paciente terá a possibilidade de apontar onde deseja ser atendido.
Os casos de diálise peritoneal, nos quais não há a necessidade de disponibilidade de vagas, respeitando-se o teto financeiro de cada prestador municipal, também deverão ser regulados pelo Município para garantir a assistência a todos os usuários do SUS.
Gestor estava internado em um hospital particular após quadro de pneumonia
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites