MST realiza ato em frente ao Incra
Cotidiano 17/04/2012 09h25Por Fernanda Araujo
O Movimento Sem Terra (MST) realiza manifestações em todo o país. É a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária que em Sergipe, nesta terça-feira (17) são 300 trabalhadores representando o estado e interditando 14 pontos das rodovias federais por 21 minutos no período da manhã.
Nesse momento os manifestantes se encontram no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por tempo indeterminado para tentar negociar a pauta nacional. Segundo o dirigente estadual do MST, Esmeraldo Leal, várias injustiças são cometidas contra os trabalhadores. “Estamos aqui para chamar a atenção do Poder Judiciário, para lembrá-los da chacina de Eldorado de Carajás que hoje completa 16 anos de impunidade. Foram 19 trabalhadores assassinados no local e até agora ninguém foi punido”, ressalta.
Comemorando também o Dia Nacional da Luta Camponesa, 7 de abril, em homenagem ao atingidos pelo massacre de Eldorado, o MST completa a luta pela reforma agrária. “São dois subpontos: estamos reivindicando a liberação de recursos ao governo para as 11 famílias acampadas e espalhadas nas terras à alguns anos. Além disso, pedimos também, água, energia e escola para que as famílias tenham condições dignas de sobrevivência”, esclarece Leal.
Massacre
O Massacre de Eldorado de Carajás, como é conhecido, aconteceu no Pará, município de Eldorado dos Carajás, no dia 17 de abril de 1996. Em operação da Polícia Militar, foram 21 camponeses assassinados, sendo que 19 morreram no local. O dia foi instituído oficialmente como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária e Dia Internacional da Luta Camponesa.
Segundo os integrantes do movimento, mesmo após 16 anos de um massacre, que sofreu repercussão internacional, ninguém foi preso e os dois comandantes da PM condenados a 220 anos de prisão ainda permanecem soltos.
Foto: Ong Inclusão Social
Gestor estava internado em um hospital particular após quadro de pneumonia
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites