Mais dez gatos aparecem mortos no Parque da Sementeira | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Mais dez gatos aparecem mortos no Parque da Sementeira
Segundo a polícia, os animais foram vítimas de cães que invadiram o espaço
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 20/06/2022 19h00


Mais dez gatos foram encontrados mortos na manhã desta segunda-feira (20), dentro do Parque Augusto Franco, também conhecido como Parque da Sementeira, localizado no bairro Jardins, na Zona Sul de Aracaju.

O caso foi denunciado pela deputada Kitty Lima em seu instagram. Ela cobrou maiores ações do poder público municipal, na publicação que você confere abaixo. 

Ainda de acordo com a assessoria da parlamentar, já foi requisitada a instalação de placas educativas e de um redutor de velocidade na portaria do Parque. 

Além disso, ela solicitou as imagens de câmeras de segurança do local, além de pedir a construção de barreiras físicas para evitar a invasão, no espaço de lazer, de cães que colocam em risco a vida dos felinos.

Resposta dos órgãos públicos 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe, a principal causa para essas mortes é a invasão de cachorros no parque, que acabam agredindo e matando os gatos que vivem no local. Essa não é uma novidade. No começo do mês passado, o F5 News já havia registrado a morte de outros oito felinos no mesmo local.

De acordo com a delegada Georlize Teles, apesar dos novos casos terem sido provocados, provavelmente, pela ação de cães, os outros inquéritos já abertos apontam para uma possível ação humana. 

A SSP ainda informou que os casos continuam em investigação e denúncias podem ser feitas pelo disque-denúncia 181 ou pelo whatsApp de denúncias da Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) (79) 98819-4576.

F5 News entrou  em contato com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que confirmou os apontamentos da polícia e afirmou que a administração localizou dez gatos que foram mortos por ataques de cães. 

"Levamos alguns desses animais para necropsia em clínica particular objetivando obter, de forma mais célere, conhecimento detalhado sobre as causas das mortes", informou o coordenador da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), José Olino de Castro. 

A Emsurb ainda informou que já tomou novas providências após uma reunião ocorrida em 2 de maio, entre o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, representantes do Projeto Manjedoura, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da empresa terceirizada BTS. 

"A Emsurb adquiriu e a Guarda Municipal instalou quatro câmeras de monitoramento no Horto Florestal. Intensificamos as orientações para redução da circulação de veículos na área interna do parque”, disse o presidente da Emsurb em nota. 

Ele continuou: “Agilizamos o processo de licitação que resultará na colocação de 350 metros de cercamento nos limites do parque com a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), possível acesso da matilha à região do parque, principalmente do Horto", completou o presidente. 

Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
24/11/2024  15h28 Corpo de jovem desaparecido é encontrado em açude em Riachão do Dantas
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
24/11/2024  11h51 Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até a próxima sexta (29)
Reprodução Redes Sociais
24/11/2024  11h14 Competidora é atropelada durante Ironman em Aracaju
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
24/11/2024  09h46 Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
EatingWell/Ilustrativa
24/11/2024  09h45 Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bilhões por ano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado