Justiça suspende paralisação dos professores da Rede Estadual de Sergipe
Decisão do TJSE acata pedido do Governo e declara ilegal a paralisação Cotidiano | Por F5 News 26/08/2024 18h23A paralisação das atividades dos professores da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, prevista para esta segunda e terça-feira (26 e 27), foi suspensa por decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), assim informou o Governo de Sergipe. A ação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), foi motivada pela alegada falta de diálogo com o Governo do Estado, que não teria respondido a 29 ofícios enviados pelo sindicato desde o início do ano.
No entanto, o TJSE considerou a paralisação ilegal, acolhendo o pedido do Governo do Estado que argumentou a necessidade de garantir a continuidade das aulas em 318 unidades de ensino da rede estadual. Esta é a quarta vez em três meses que a Justiça intervém em favor do Estado, reforçando a obrigação de cumprimento das ordens judiciais e aumentando a multa para R$ 120 mil em caso de descumprimento.
Apesar das críticas do Sintese, o Governo do Estado afirmou que vem mantendo um diálogo aberto com a categoria desde o início de 2023. O governo destacou avanços como a retomada da carreira do magistério, reajustes salariais acima do piso nacional e a implementação de diversos programas para melhorar a educação no estado.
Nas redes sociais, o Sintese anunciou que manterá a paralisação por mais um dia, mesmo após a decisão judicial que suspendeu a ação. O F5 News tentou obter um posicionamento oficial da assessoria de comunicação do sindicato, mas não recebeu resposta até o momento.