IFS Estância conquista vice-campeonato na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Alunos do curso de Eletrotécnica lançaram foguetes a uma altura superior a 200m Cotidiano 05/10/2023 14h15Os estudantes do curso técnico integrado de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância conquistaram o vice- campeonato na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sediada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento ocorreu no final de setembro no Hotel Fazenda Ribeirão, na cidade de Barra do Pirai/RJ, e tem como objetivo estimular o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências.
Danilo Rocha, Josan Matheus e Ronald Tavares foram classificados para a competição nacional, a Jornada de Foguetes, após o bom desempenho durante o lançamento de foguetes no campus, realizado no final do ano passado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A equipe foi acompanhada pelo coordenador de Pesquisa e Extensão do IFS, professor Tiago Cordeiro, e montou uma estratégia combinada de aerodinâmica e uso de insumos eficientes que garantiu um lançamento superior a 200m.
O evento contou com palestras sobre trajetórias científicas na área de foguetes, oficinas de foguetes pressurizados com ar comprimido e de combustível sólido, exposições e diversas competições, como a Jornada de Foguetes. Os competidores precisam elaborar, construir e lançar, obliquamente, foguetes de garrafas pets a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os projéteis e bases devem ser construídos pelos alunos individualmente ou em equipes com até três integrantes.
Para o professor Tiago Cordeiro, o desempenho dos alunos é fruto de um trabalho interdisciplinar que vem sendo realizado desde 2017. “A atividade de construção de lançamento de foguetes é extremamente gratificante pois estimula a criatividade dos estudantes envolvidos e coloca em prática conceitos da Física e Química. A participação no evento nacional possibilitou a troca de experiências com alunos e professores de todo o Brasil”, ressaltou.
Sobre a OBA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é aberta a todas as escolas públicas e privadas do país. Participam alunos do ensino fundamental e médio, distribuídos entre quatro categorias, que tenham conseguido os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete. Para ser pré-selecionada para o evento, a equipe deve lançar o foguete acima de 100 metros. A OBA é uma competição realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e, a partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização.
Fonte: IFS