Hospedagem para pets pode ser uma opção para os tutores foliões
Veterinário alerta para cuidados com os animais durante o período carnavalesco Cotidiano | Por F5 News 17/02/2023 17h00Diversos tutores de animais de estimação escolhem aproveitar o feriado do carnaval para viajar e nem sempre conseguem levar o amigo de quatro patas. É aí que eles começam a buscar a melhor forma de deixar o animal em segurança e cuidando para que ele sofra o mínimo possível com a separação.
As hospedagens de pet estão cada vez mais preparadas para cumprir esse papel. Nos últimos anos, a oferta de hotéis e até creches para cachorros, por exemplo, cresceram significativamente.
Rodrigo Assumpção atua no mercado de hospedagem de cães desde 2017 e considera um serviço de alta responsabilidade. “Nós temos que cuidar de um pet que hoje tem essa posição ali de filho, e ao mesmo tempo há uma grande satisfação em nós, porque nos posicionamos com uma hospedagem em ambiente familiar”, classificou o empresário ao F5 News.
Na chegada ao ambiente temporário e novo, os cães podem apresentar dificuldade na adaptação. “A gente está ali em um ambiente familiar, assistindo um programa, fazendo uma refeição muito perto, o cão está junto. E chega um momento que esse cão acaba se soltando, comendo na nossa mão, a gente chega fazendo carinho, e ele percebe que é um ambiente”, relatou Rodrigo.Rodrigo informou ao F5 News que, para este carnaval, não há mais vagas para novos hóspedes, e vê o crescimento do mercado de forma positiva. “Tudo que se investe ou vai se investir no bem-estar animal, principalmente nos seus direitos, com certeza eles vão continuar crescendo com força", avalia o empresário.
Atualmente, diversos sites como o doghero ajudam tutores a localizar uma hospedagem de forma simples e rápida a partir do celular, mas mesmo com toda ajuda que a tecnologia proporciona, é necessário ter alguns cuidados.
O professor Marcos Figueiredo, também coordenador do Departamento de Medicina Veterinária de uma universidade em Aracaju, disse ao F5 News que é importante verificar as avaliações dadas àquela hospedagem.
“Contar com a opinião de pessoas que já utilizaram o serviço e fizeram boas recomendações é uma forma de saber se tudo é realizado de modo correto para o bem-estar do animal”, disse o médico veterinário.O professor ainda dá outra dica para melhor adaptação do animal. "Não é recomendado hospedar o cachorro pela primeira vez por um período muito longo, pois ele pode enfrentar problemas, como a ansiedade de separação. Nesse caso, acostumá-lo algumas vezes pode ser um bom começo”, disse.
“Além de estar com todo o programa de vacinação, vermifugação, proteção de pulga e carrapato atualizado e obviamente uma consulta prévia com o médico veterinário da sua confiança para realizar uma avaliação antes da hospedagem porque apenas ele pode traçar a melhor linha de cuidado, caso seja necessário”, completou Marcos Figueiredo.
Cuidados com os animais durante o período carnavalesco
Em datas como o carnaval, os tutores mais animados aproveitam a folia e, às vezes, transformam os pets em verdadeiros foliões, levando-os a blocos carnavalescos direcionados para os bichinhos. Mas nem sempre o lugar que o tutor está indo é propício para os animais.
Marcos Figueiredo lembra que ouvir música alta pode afetar a audição dos pets, sendo prejudicial à saúde deles. “Os cães são animais sensíveis, por isso, ouvir música muito alta em ambiente em que o cão se encontra é, sim, prejudicial para a audição do animal. Na maioria das vezes, ainda que incomodados, os animais não se retiram do ambiente por conta do dono, porque querem estar sempre próximo do dono”, explicou o veterinário.
Em outros casos, os animais podem procurar ambientes mais tranquilos e sem muito barulho. “Para não serem incomodados, geralmente se escondem em lugares frescos e arejados como debaixo da cama, mesa e onde eles possam se sentir mais à vontade”, disse.