Guarda Municipal apreende cocaína no Parque da Sementeira
Cotidiano 04/02/2012 09h30Na tarde da última quinta-feira (2), por volta das 17h, a equipe do Ciclopatrulhamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizou a apreensão de oito cápsulas de cocaína e uma pequena quantidade de maconha. A droga foi encontrada no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) com um grupo de jovens.
Segundo o gurada municipal Guerra, a equipe realizava ronda rotineira quando observou dois casais em atitude suspeita. “Quando nos aproximamos percebemos que um dos acusados tentou se desfazer de algo, então resolvemos abordá-los. Realizamos uma revista minuciosa nos rapazes e em seguida olhamos a bolsa que estava com uma das garotas. Dentro da mochila encontramos as cápsulas contendo um pó branco que suspeitávamos ser cocaína e uma pequena quantidade de maconha”, relatou o guarda municipal.
Os suspeitos foram conduzidos para a sede da GMA, situada dentro do parque, onde foram ouvidos preliminarmente e identificados. Constatou-se que o grupo era formado por dois adolescentes de 17 anos e dois adultos de 18 e 27 anos, respectivamente. Após esse procedimento, o grupo foi levado para a Delegacia Plantonista, onde foram autuados em flagrante por posse ilegal de substância entorpecente.
Ciclopatrulhamento
O trabalho da GMA tem no grupo de Ciclopatrulhamento um importante reforço da segurança em espaços públicos bastante visitados por aracajuanos e turistas. Desde 2009, é muito comum encontrar esses profissionais sobre duas rodas em pontos de lazer como o Calçadão do bairro 13 de Julho, Parque da Sementeira e Orlinha do Bairro Industrial.
Para o diretor-geral da GMA, major Edênisson Paixão, o trabalho dos guardas no Ciclopatrulhamento é fundamental porque é possível não só coibir, mas resolver de forma mais rápida as infrações ocorridas nesses lugares. "Temos uma aceitação muito boa da população. Com as bicicletas é possível chegar de forma mais rápida ao infrator. Houve casos de furtos e roubos no Parque da Sementeira, por exemplo, em que conseguimos deter o suspeito nas proximidades do shopping. Nesse caso, só logramos êxito porque estávamos de bicicleta", reconhece.
As ocorrências são denunciadas pelos próprios frequentadores dos pontos onde a guarda atua. "Além dos roubos e furtos e do uso de drogas, em especial crack e maconha, era comum encontrarmos pessoas praticando atos obscenos. Todas essas infrações vêm diminuindo bastante ", acrescenta o major Edênisson.
Inaugurações nesta quinta atestam que o HC recupera seu papel social e seu prestígio
Informações podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181)
Evento acontece neste fim de semana, no estacionamento do Shopping Jardins