Governadores do Nordeste se reúnem para discutir a chegada da Sputnik
Sergipe irá receber 46 mil doses da vacina russa, autorizada ontem pela Anvisa Cotidiano | Por F5 News 05/06/2021 20h34Governadores do Consórcio Nordeste e da Amazônia Legal se reuniram neste sábado (5), de forma virtual, para tratar dos próximos passos para a aquisição da vacina russa Sputnik, que foi autorizada, com restrições, ontem (4) pela Anvisa.
Por meio das redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), falou sobre a reunião e disse que a liberação da Sputnik vai fortalecer o Plano de Imunização dos estados e, por extensão, do país.
Segundo Dino, na reunião foram discutidos detalhes acerca da liberação da vacina Sputnik ‘e os próximos passos visando ao atendimento dos procedimentos técnicos orientados pela Anvisa. "Quanto mais vacinas, mais vidas salvas’, destacou.
No vídeo, Dino fala também sobre o Arraial da Vacinação. No Maranhão, o processo de imunização já está sendo realizado para pessoas a partir de 38 anos.
No vídeo, falo sobre reunião dos governadores neste sábado, tratando acerca da liberação da vacina Sputnik e os próximos passos visando ao atendimento dos procedimentos técnicos orientados pela Anvisa. Quanto mais vacinas, mais vidas salvas >> pic.twitter.com/C8nd0k1tgW
— Flávio Dino ???????? (@FlavioDino) June 5, 2021
Anvisa
Após sete horas de reunião, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na noite de ontem (4), com quatro votos favoráveis e um contra, a importação, ainda que sob determinadas condições, das vacinas Covaxin e Sputnik V contra covid-19.
A autorização de importação excepcional abrange apenas quantidades predeterminadas de cada imunizante. A Anvisa não autorizou o uso emergencial das vacinas, mas apenas a utilização de quantitativos específicos sob condições controladas.
A Anvisa autorizou a importação por seis estados, no quantitativo equivalente a 1% da população de cada um. O estado da Bahia foi autorizado a importar 300 mil doses; o Maranhão, 141 mil doses; Sergipe, 46 mil doses; o Ceará, 183 mil doses; Pernambuco, 192 mil doses, e o Piauí, 66 mil doses.