Ghost bike será colocada no local do acidente que matou Rogério Esteves
Nova ciclovia da Beira Mar poderá ganhar nome do ciclista Cotidiano 20/12/2011 07h00Por Sílvio Oliveira
Os ciclistas do grupo Zueirando irão se reunir nesta terça-feira (20), às 20h, no mirante do bairro 13 de Julho, em Aracaju, para saírem em passeata até o local do acidente que vitimou Rogério Esteves. Eles colocarão uma ghost bike (bicicleta fantasma), que simbolizará o local onde o ciclista foi morto por um veículo motorizado.
“Acontece em todos os lugares do mundo quando um ciclista é morto. No local do acidente coloca uma ghost bike (bicicleta fantasma), que significa um ciclista morto”, explicou Eduardo Vieira, do grupo Zueirando.
A ghost bike é um símbolo mundial, ou seja, uma bicicleta branca que serve como memorial para alertar a motoristas sobre a prudência ao avistar um ciclista e imortalizar um ciclista morto.
Eduardo Vieira, integrante do mesmo grupo que Rogério Esteves participava, o Zueriando, disse que acidentes como o que acometeu o ciclista acontece, na maioria das vezes, por falta de educação dos condutores de veículos. “Estamos querendo que as pessoas se conscientizem que a via também é das bicicletas. Ela também é um veículo, como diz o Código de Trânsito nos artigos 200, 201 e 28. Queremos que somente cumpra a lei”, afirmou.
Para ele, a ciclovia é uma opção e que as vias servem para que os ciclistas adotem mais velocidade em seus veículos, a bicicleta.Vieira ainda alertou que 80% dos acidentes é problema com o condutor do veículo, porém há ciclistas que também descumprem a lei e são displicentes. “Todos as nossas passeatas são obrigados a utilizar capacete e luva. Quando é a noite, as luzes na bicicleta”, ressaltou, alertando também que quando um motorista avistar um ciclista, está na lei que ele é obrigado a reduzir a velocidade e manter um metro de distância. “Queremos que cumpra a lei”, confirmou.
Mais homenagens
A Ordem dos Advogados do Brasil também irá solicitar a Câmara Municipal de Aracaju que apresente um Projeto de Lei para nomear a ciclovia que margeia a avenida Beira Mar como ciclovia Rogério Esteves, atropelado no último domingo (13), em acidente ocorrido na avenida Mário Jorge, bairro Coroa do Meio, em Aracaju.
De acordo com o presidente da OAB, Carlos Augusto, a próxima ciclovia a ser inaugurada pela Prefeitura Municipal poderá ter o nome do ciclista, já que ele era uma pessoa que motivava a qualidade de vida, o esporte a ter uma vida maia saudável, contribuindo para que a bicicleta fosse cada vez mais utiliza como hábito saudável e transporte. “Ele era um grande incentivar dos esportes”, destacou.
Rogério Esteves foi atropelamento na avenida Mário Jorge, bairro Coroa do Meio, enquanto pedalava no dia 11 de dezembro. O ciclista chegou a ser internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e lá ficou por três dias, no entanto, não resistiu e faleceu na terça-feira (13).
Fato aconteceu na noite desta quinta (9) e foi registrado por testemunha
Capital sergipana deve ter tempo com possibilidade de chuva e trovoadas
Faixa de ônibus será fechada por 450 metros; incluem intervenções melhorias na segurança e acessibilidade na região
Vigilância Sanitária de Aracaju indica que o básico já faz toda a diferença
Esposa da vítima é apontada como mentora do crime, que teve motivação ligada a disputas patrimoniais e relacionamentos extraconjugais