Força Tarefa contra a dengue visita 400 casas no 18 do Forte
Cotidiano 18/04/2012 09h01Por Márcio Rocha
O trabalho da Prefeitura Municipal de Aracaju no combate às endemias, principalmente contra a dengue está sendo desenvolvido por vários meios. Entre eles, uma força tarefa que atua diretamente nas residências, buscando focos e procurando conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti, nos bairros de Aracaju.
O trabalho da força tarefa está sendo desenvolvido no bairro 18 do Forte durante esta semana até amanhã (19), seguindo depois para o bairro Atalaia. A força tarefa é composta por 15 agentes de endemias e mais 10 agentes de limpeza.
De acordo com Jefferson Santana, coordenador da equipe, a expectativa é que sejam visitadas 400 residências nos dois dias de trabalho.
“Esta região contém muitos focos da doença. A incidência de casos é alta. Por isso que a Secretaria Municipal de Saúde decidiu agir com a força tarefa aqui na região. O trabalho está sendo feito de forma criteriosa para evitar deixar passar algum foco. Estamos com todo cuidado redobrado, para poder verificar, principalmente os terrenos baldios e lavanderias. Locais de maior quantidade de focos do mosquito”, disse Jefferson ao F5 News.
O trabalho dos agentes está sendo facilitado pela população, segundo o coordenador. As famílias estão conscientes que a prevenção começa em casa, para evitar que o mosquito da dengue se prolifere e provoque mais casos da doença.
“O trabalho que estamos fazendo está sendo ajudado e facilitado pelas famílias. Pois são o principal foco de nossa ação. Queremos garantir que os focos do mosquito sejam destruídos, para garantir o bem-estar do cidadão e evitar o contágio pela doença”, comentou.
Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, as pessoas devem proteger os reservatórios de água e lavanderias com telas e lavar, pelo menos duas vezes por semana, as lavanderias esfregando as laterais internas com escova. Além de evitar o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas e outros pontos que possam se tornar criatórios do mosquito.
Foto: Alejandro Zambrana
Gestor estava internado em um hospital particular após quadro de pneumonia
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites