Espaço de apoio à comunidade LGBTI+ é inaugurado em Aracaju
O espaço Remonta prestará apoio e atendimento psicossocial para essa população Cotidiano | Por Letícia Mendonça* 22/01/2020 19h00 - Atualizado em 22/01/2020 20h28Na próxima sexta-feira (24), o espaço Remonta será inaugurado em Aracaju. A iniciativa do local é propor um atendimento psicossocial para o público LGBTI+, com acompanhamento psicológico, rodas de conversa temáticas, oficinas culturais e científicas sobre Gênero e Sexualidade, além de cursos de capacitação para estudantes e profissionais da Psicologia e demais áreas da Saúde.
A psicóloga e mestre Marcela Carvalho está à frente do projeto e disse que o principal foco é trazer atendimento psicossocial para as pessoas da comunidade LGBTI+ que estejam em situações de risco ou vulnerabilidade social/econômica. Essa será a primeira clínica no estado de Sergipe a atuar com foco específico nesse grupo.
O espaço Remonta recebeu capacitação e investimento do Fundo ELAS, por meio do Edital Mulheres em Movimento. O ELAS é o único fundo brasileiro de investimento social voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo das mulheres.
Nos cinco primeiros meses do ano de 2019, de acordo com relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia, foram registradas 141 mortes, entre homicídios e suicídios, causados por homofobia. Em junho do mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passasse a ser considerada um crime, sendo incluído na Lei de Racismo (7716/89).
O espaço Remonta será inaugurado no próximo dia 24, às 19h, e fica no bairro Suíssa, à rua Promotor Arquibaldo Mendonça, nº 297. No dia haverá roda de conversa sobre Saúde Mental LGBTI+, exposições artísticas, práticas integrativas (reiki e tarô) e palco aberto de samba. Para mais informações, entre em contato através do telefone (79) 9105-3477 ou pelo instagram @projeto.remonta.
*Estagiária sob orientação do jornalista Will Rodriguez