Dois golfinhos são encontrados mortos em Sergipe com sinais de captura acidental
Fêmeas da espécie Sotalia guianensis foram resgatadas em Estância e Aracaju Cotidiano | Por F5 News 02/02/2025 10h11 - Atualizado em 02/02/2025 10h26Dois golfinhos da espécie Sotalia guianensis foram encontrados mortos em Sergipe na última sexta-feira (31). O primeiro caso ocorreu na praia do Abaís, em Estância, onde uma fêmea prenha foi resgatada com sinais de emalhe em artefatos de pesca. No mesmo dia, outra fêmea foi encontrada morta no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, também com indícios de captura acidental. Os casos foram divulgados no final deste último sábado (2).
Na praia do Abaís, a equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL), constatou que a fêmea apresentava uma amputação da nadadeira caudal, possivelmente realizada para retirá-la de uma rede de pesca. A necropsia indicou que o animal provavelmente morreu por afogamento, já que a perda da cauda compromete sua locomoção na água.
Já no bairro Coroa do Meio, a segunda fêmea encontrada possuía glândulas mamárias cheias de leite, o que indica que estava em fase de amamentação. O filhote não foi localizado. Assim como no primeiro caso, o corpo apresentava marcas compatíveis com o emalhe em redes de pesca.
A Fundação Mamíferos Aquáticos ressalta a necessidade de ações educativas para pescadores, fiscalização das atividades pesqueiras e adoção de técnicas menos agressivas à fauna marinha. O serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos ou mortos, pode ser acionado pelo telefone (79) 99130-0016.