Deso discute rateio de água em prédios com condomínios
Cotidiano 27/04/2018 15h47Aproximar a empresa do cliente e informar sobre temas relevantes na prestação de serviços. Esses foram alguns dos intuitos estabelecidos pela Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, ao convidar 150 síndicos e/ou representantes legais dos Condomínios Residenciais com medição individualizada para participarem de reunião com diversos gerentes da Companhia, na última quarta-feira (25), no auditório do Sebrae. Entre os assuntos de interesse dos referidos condomínios, foram abordados: a responsabilidade pela manutenção das instalações internas, das interligações ao sistemas operados pela Deso, os critérios de rateio de consumo, o sistema de telemetria, entre outros assuntos de interesse geral.
Para Wanderlê Correia, Diretor Comercial e Financeiro da Deso, é um evento que busca aproximar o cliente da empresa, em contato direto, onde ele tem a oportunidade de tirar as mais diversas dúvidas. "Como temos um número grande de condomínios, o evento foi dividido e será repetido outras vezes, pois são mais de mil condomínios e não teríamos espaço para acomodar esse quantitativo, além de ficarmos preocupados com o rendimento dos diálogos em um ambiente com muitos participantes. É uma fase nova onde estaremos tirando todas as dúvidas sobre: rateio, medição individualizada, telemetria e tudo que os representantes dos condomínios julgarem necessário para esclarecer. Estamos com os gerentes das mais diversas áreas do setor comercial e sempre após as explanações será aberta a palavra para os participantes travarem o diálogo e troca de informações. O objetivo final é melhorar o atendimento e melhorar a nossa relação com o cliente. A Deso tem como objetivo a satisfação do cliente e isso não irá acontecer se ele não tiver compreendendo como alguns procedimentos e regras ocorrem, então é uma oportunidade ímpar, e ocorrerão outros eventos como esse com outros participantes convidados, onde estenderemos com a mesma temática em outros momentos. Faremos uma avaliação dos resultados desta primeira reunião, e logo em seguida marcaremos um segundo encontro", avaliou o diretor.
RATEIO DE CONSUMO
De acordo com Roberto Leite, Engenheiro Civil da Deso, que palestrou durante a reunião, a importância do evento é esclarecer as dúvidas que existam. "A intenção da Diretoria Comercial e Financeira foi em trazer uma conversa com os representantes dos condomínios para debater temas diversos sobre os serviços prestados pela Companhia. Dentre esses temas, a questão do rateio, pois com o advento da medição individualizada, exigiu-se que cada consumidor fosse cobrado pelo seu consumo. Então, cada imóvel de condomínio tem que ter o seu hidrômetro para aferição do consumo individual, mas os condomínios possuem áreas comuns como: piscinas e guaritas, que também consomem água, e a diferença do que é apurado no macro-medidor e o somatório de todos os consumidores, pode apresentar uma diferença. Essa diferença, gera um rateio, e a Deso não pode deixar de faturar esse consumo. A forma correta de faturar isso, é ratear esse consumo para todos os moradores e nesse ponto, os condôminos não aceitam, pois acham que o rateio é indevido ou está errado", explicou.
Lílian Brito, síndica do Condomínio Laguna Ville, situado na Aruana, na Zona de Expansão, e representante do Condomínio Alamedas do Sol, na mesma região, esteve presente e viu na reunião uma oportunidade para esclarecimentos. "A iniciativa é excelente, pois até o momento, muitos temas que estamos debatendo e vem sido explicado não estavam tão claros como a palestra feita pelo Sr. Roberto Leite, que de uma forma nítida, foi detalhado para pessoas que são leigas nos assuntos e que ainda não entendem os procedimentos, principalmente em relação aos rateios. Isso não quer dizer que devemos concordar, até porque vem de um decreto/lei, ou sobre a constitucionalidade ou não, mas ficou claro os procedimentos adotados. A oportunidade é única em juntarmos nossos conhecimentos", disse.
Fonte: Ascom Deso
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