CPTran e Detran se unem para conscientizar condutores sobre a Lei Seca
Cotidiano 18/01/2012 15h05Por Fernanda Araujo
Como a campanha realizada no dia 14 de dezembro de 2011, buscando o apoio da Lei Seca aos taxistas para o final de ano, a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) marcaram presença no calçadão da 13 de Julho, na manhã desta quarta-feira (18), para conscientizar os motoristas sobre graves problemas que é a combinação entre o álcool e o trânsito.
A campanha que iniciou às 9h e finalizou às 11h terá continuidade no período da noite na Orla de Atalaia, nas proximidades da Passarela do Caranguejo. “Estamos realizando essa campanha hoje justamente por conta da proximidade da festa do Pré-Caju e por conta do grande fluxo de turistas, além disso, Carnaval e Verão Sergipe vem aí. Buscamos parcerias com o Detran porque observamos muitos acidentes por causa de condutores alcoolizados”, explica o comandante da CPTran, capitão Fábio Machado.
Conforme todas as campanhas realizadas, Machado aponta como positiva a aceitação da Lei Seca por parte da população. “Por incrível que pareça, a maioria absoluta aceita, aplaude. Acho que a sociedade chegou ao ponto de dizer chega de acidentes. Inclusive sobre o uso do etilômetro, todo mundo sabe que não é obrigatório, mas mesmo aqueles que apresentam sintomas de embriaguez fazem uso do etilômetro. Isso é importante para a conscientização. Objetivo do Detran e da PM é esse, tratar com a educação”, completa.
Durante a operação, os condutores de automóveis que passavam pelo local eram convidados a postar o adesivo no veículo e a receber panfletos que informam a importância de não dirigirem alcoolizados. Além disso, o bafômetro estava como amostra para os interessados em conhecer o equipamento.
Para o empresário Maurício Machado, as campanhas educativas são sempre bem vindas. “Eu acredito que a campanha garante efetivo resultado, mas se 50% das pessoas cumprissem e respeitassem a Lei Seca não aconteceriam tantos acidentes como sempre estamos vendo”, acredita.
Segundo Machado, as mobilizações são sempre realizadas em períodos festivos, quando é propício o uso do álcool por parte dos condutores. “O nosso objetivo na verdade não é surpreender os condutores. O Detran e a CPTran estão sempre preocupados com a segurança da vida. Então, sempre quando tem grandes festas a gente está fazendo trabalho de conscientização. Nosso sonho é quando a gente for fazer fiscalização não ter mais autuação”.
A CPTran fará blitz em todos os dias do Pré Caju. Uma equipe será disponibilizada para realizarem blitz móveis. Aos condutores que infligirem a Lei Seca nº 11.705, será aplicada multa de R$ 957,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e sete pontos na carteira. A infração é prevista no art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro.
Agentes da CPTran entregam panfletos e adesivos
Foto: Fernanda Araujo
Medida se deve para organização do trânsito por causa da obra do complexo viário
Acidentes ocorreram em Propriá e Poço Verde entre a noite de sexta (10) e a madrugada de sábado (11)
Profissional de educação traz orientações e dicas para aqueles que prometeram se exercitar mais neste ano
Capital sergipana deve ter tempo com chuva forte e trovoadas isoladas
Danos materiais foram registrados na estrutura externa, mas não houve feridos; reparos já estão sendo realizados pela equipe de manutenção.