Cerca de 200 mil adultos sergipanos ainda não se vacinaram contra covid-19
SES distribui novas doses de vacinas e orienta municípios a fazerem repescagem Cotidiano | Por Will Rodriguez 31/08/2021 09h35 - Atualizado em 31/08/2021 09h39Pelo menos 200 mil pessoas com mais de 18 anos ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19 em Sergipe. O dado preocupa a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem orientado os municípios a traçarem estratégias para ampliação da cobertura vacinal.
Nesta terça-feira (31), a Secretaria realiza a distribuição de mais de 151 mil novas doses de vacinas contra covid-19. A maior parte dos imunizantes é destinada à aplicação da segunda dose. Já as doses enviadas para D1 devem ser usadas em campanhas de repescagem.
“A cobertura vacinal só interessa quando está homogênea no território entre todas as faixas etárias. Por isso, é preciso imunizar entre 80 e 85% de cada grupo. Ainda falta vacinar muitas pessoas, principalmente de 30 a 50 anos. Por isso, os municípios devem fazer uma ampla repescagem antes de iniciar novos esquemas de vacinação”, diz o médico infectologista Marco Aurélio Góes, diretor de Vigilância e Saúde da SES.
Na sequência do Plano de Vacinação devem ser incluídos os adolescentes e também a dose de reforço para idosos acima de 70 anos que foram vacinados há seis meses e pessoas imunossuprimidas. Na faixa etária entre 12 e 17 anos, cerca de 220 mil sergipanos devem ser imunizados. Já o quantitativo de pessoas que receberão a 3ª dose ainda está sendo calculado.
Segundo o diretor da SES, no entanto, ainda não há doses específicas para essas fases. Os últimos carregamentos de vacinas continham, em sua maioria, imunizantes para D2. A previsão é que a partir do dia 15 de setembro o Ministério da Saúde comece a disponibilizar lotes específicos para esses dois grupos que serão incluídos no Plano de Imunização.
Sergipe imunizou, até o momento, 1,4 milhão de pessoas com ao menos uma dose de vacina contra covid-19. Dessas, 490 mil já estão com o esquema vacinal completo e outras 39.952 tomaram a dose única.