Centro de Criatividade oferece oficinas culturais gratuitas
Espaço promove oficinas de várias modalidades com ênfase na formação artística e inclusão social Cotidiano 27/08/2024 09h47O Centro de Criatividade, unidade cultural vinculada à Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), está oferecendo uma série de oficinas artísticas gratuitas. No segundo semestre de 2023, foram disponibilizadas mais de 500 vagas, distribuídas em 33 turmas que abrangem cinco modalidades: música, dança, fotografia, teatro e artes circenses. Entre as atividades oferecidas, a oficina de fotografia tem se destacado, atraindo jovens e adultos interessados em explorar o potencial criativo em um ambiente acolhedor e dinâmico, incentivando a troca de experiências entre os participantes.
A oficina de fotografia, que já está em andamento desde o dia 5 de agosto, conta com a orientação de Laine Dias, estagiária do Centro de Criatividade e estudante de Cinema e Audiovisual. Segundo ela, o objetivo principal é proporcionar aos alunos uma compreensão técnica e artística da fotografia, além de incentivar o olhar crítico sobre o mundo ao redor.
"A proposta é que cada participante desenvolva sua própria visão e identidade fotográfica, explorando novos campos de atuação e possibilidades de trabalho. Além disso, a oficina proporciona a construção de amizades e a interação com pessoas que compartilham os mesmos interesses. Esperamos que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido não apenas nas aulas, mas também em seus projetos pessoais e profissionais", explicou Laine.
A oficina tem atraído um público diversificado, com diferentes perfis e níveis de experiência. Liziene, 50 anos e apaixonada por fotografia, destaca a oportunidade de aprendizado prático oferecida pelo curso. "Não basta apenas ter o equipamento, é necessário ter conhecimento para saber utilizá-lo da melhor forma. Estou adorando o curso e minha expectativa é ficar craque na área e, quem sabe, até mesmo transformar a fotografia em uma fonte de renda", contou.
Já a atriz e estudante de Artes Visuais Desirée Santos vê na oficina uma oportunidade de aplicar o aprendizado em seus trabalhos. "Moro em São Cristóvão e me desloco até Aracaju para participar da oficina. Iniciei o curso motivada pela curiosidade em aprender mais sobre ângulos, iluminação e perspectiva, buscando desenvolver um olhar mais crítico e artístico", afirmou.
Segundo André Barroso, coordenador das oficinas culturais, o principal objetivo é promover a inclusão cultural e fomentar o desenvolvimento artístico. "Queremos proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências. Para isso, oferecemos cinco eixos, cada um com diversas modalidades. O semestre anterior foi um grande sucesso e agora iniciamos o segundo semestre com todo gás", destacou.
As atividades das oficinas seguirão até o final do ano, com possibilidade de abertura de novas turmas. Os interessados em obter mais informações sobre os cronogramas, horários e modalidades disponíveis, podem entrar em contato com o Centro de Criatividade pelo telefone (79) 3179-2025.
Com informações do Governo de Sergipe.