Cantora Paulinha Abelha, da Calcinha Preta, morre aos 43 anos
A forrozeira sergipana ficou 13 dias hospitalizada; confira a repercussão Cotidiano | Por Will Rodriguez e Aline Aragão 23/02/2022 19h47 - Atualizado em 24/02/2022 12h13A cantora Paulinha Abelha teve a morte confirmada na noite desta quarta-feira (23). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Hospital Primavera, em Aracaju. A cantora de 43 anos estava internada há 13 dias.
A vocalista da banda Calcinha Preta foi hospitalizada na sexta-feira (11), quando retornou de uma viagem. A cantora estava em São Paulo, onde cumpria agenda de shows com o grupo de forró eletrônico, e teve um mal-estar.
Segundo o comunicado, ela faleceu "às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico".
Ainda de acordo com o hospital, "nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementares específicos".
Desde que a notícia foi divulgada, diversos colegas do meio artístico, celebridades e outras personalidades públicas têm compartilhado mensagens de pesar pela partida precoce. Confira aqui.
Carreira
Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, conhecida como Paulinha Abelha, é natural de Simão Dias, município do Sul de Sergipe. Começou a cantar aos 12 anos em trios elétricos. Durante três anos, investiu na carreira com sua própria banda chamada Flor de Mel e logo foi convidada para fazer parte da banda Panela de Barro, quando conheceu Daniel Diau.
Em 1999, aceitou o convite de Gilton Andrade para fazer parte da Calcinha Preta e sua carreira decolou. Paulinha ganhou destaque como uma das principais vozes da banda, onde permaneceu durante 12 anos. Neste período, participou da gravação de 22 álbuns e 3 DVDs.
Relembre sucessos da Calcinha Preta na voz de Paulinha Abelha
Saiba como será o velório e sepultamento da cantora Paulinha Abelha
Conheça a trajetória da cantora Paulinha Abelha, um dos ícones do forró
A cantora se desligou da banda Calcinha Preta no início de 2010 para integrar a banda GDO do Forró e no fim do mesmo ano deixou o grupo e formou a primeira dupla de forró do Brasil: Paulinha Abelha e Marlus Viana, com quem foi casada por 10 anos.
Em 2014 retornou a Calcinha Preta e dois anos depois deixou mais uma vez a banda para fazer parte do projeto Gigantes do Brasil ao lado de Daniel Diau e Silvânia Aquino.
Em dezembro de 2016, com o fim da banda Gigantes do Brasil, Silvânia Aquino e Paulinha Abelha, continuaram juntas e lançaram o projeto ‘Silvânia & Paulinha’.
As cantoras desistiram do projeto e as duas retornaram à banda Calcinha Preta em 2018, onde permanecem até os dias atuais.
Vida pessoal
Paulinha foi casada com o cantor Marlus Viana durante dez anos e anunciaram a separação em 2015. Em 2017, começou um relacionamento com o dançarino Clevinho Santos, oficializando a união em 2020.
Conhecida não só pelo talento como cantora, Paulinha era pura simpatia e com uma alegria contagiante criou uma verdadeira legião de fãs, que se autodenomina colmeia, em alusão ao sobrenome da artista.