Campanha de prevenção da Aids entre jovens será lançada em Sergipe
Cotidiano 02/02/2012 18h07Da redação do F5 News
Os jovens de 15 a 24 anos, principalmente gays, são o foco da campanha de prevenção da Aids no Carnaval 2012, que foi lançada ontem, dia 2, pelo Ministério da Saúde. Em Sergipe, o lançamento acontece nas cidades onde a festa reúne maior número de foliões.
De acordo com o médico e coordenador do Programa DST/AIDS, Almir Santana, em Sergipe a campanha vai correr nas cidades onde a festa tem maior intensidade. Segundo ele, serão distribuídas entre os foliões mais de 100 mil camisinhas, porta preservativos, livros e panfletos explicativos. Ele explica ainda, que a campanha será voltada para o público jovem de heterossexuais e gay´s.
“Além disso, nós vamos ter alguns blocos da prevenção em algumas cidades como Neópolis, Brejo Grande e São Cristóvão. Nós vamos utilizar desses mini blocos para fazer a divulgação da prevenção”, disse o coordenador ao lembrar que a campanha dispõe de duas fazes. Uma delas é incentivar o uso da camisinha. Já a outra é informar sobre o exame do HIV que deve ser feito 30 dias após o ato sexual sem preservativo.
Campanha nacional
Em nota, o Ministério da Saúde explica que aumento da incidência da doença entre gays dessa faixa etária chama a atenção das autoridades de saúde. O crescimento foi de 10,1%, conforme dados divulgados pelo governo federal no fim do ano passado. Em 2010, para 10 heterossexuais com aids, existiam 16 homossexuais. Em 1998, a relação era de 10 para 12.
Em 2011, o governo deu início a ações para conter o avanço da aids entre os jovens, usando as redes sociais para comunicar-se com esse público. Antes e durante o Carnaval, o governo deve veicular mensagens na televisão e no rádio, alertando para a importância do uso do preservativo. Após a festa, serão divulgadas mensagens estimulando a população a fazer o teste rápido da aids para o diagnóstico da doença, como foi feito nos anos anteriores.
Uso inadequado de telas pode prejudicar a capacidade intelectual das crianças
Capital sergipana deve ter tempo com possibilidade de chuva e trovoadas
Cenário de instabilidade é registrado em todo território sergipano. SMTT orienta sobre vias intransitáveis
Até o momento, não foi encaminhado à Defesa Civil estadual qualquer tipo de ocorrência grave
A decisão ocorre em decorrência das chuvas e visa garantir a segurança